Enjoy

Dica de filmes para os amantes da engenharia

Dica de filmes para o final de semana e não tem como: a dupla Filme & Pipoca ganham destaque na agenda.

Desta vez fomos buscar dicas de filmes para os amantes de engenharia e construção civil. Alguns filmes  mais novos, outros mais clássicos, mas todos sem exceção falam da relação do homem com o espaço e a construção.

Dica de filmes

Os Pilares da Terra. (2010)

Baseada no best-seller homônimo de Ken Follet, Pilares da Terra é uma minissérie de 8 episódios feita pela Starz, também disponível no formato de 3 filmes. Misturando ficção histórica, o filme aborda as dificuldades e os jogos de poder em torno da construção de uma catedral na cidade inglesa de Kingsbridge, durante o século 12.  Fique atento a uma das tramas mais interessantes que é a do personagem Tom, o Construtor e sobre como ele aprende o ofício e transmite seu conhecimento. Uma curiosidade é que a catedral citada no filme não existe de fato, ela foi inspirada em outras catedrais inglesas:  Wells e Salisbury.

Dica de filmes

A Origem(2010)

Daqueles filmes que você assiste mil vezes.  Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) é um habilidoso ladrão, o melhor na perigosa arte da extração – o roubo de valiosos segredos das profundezas do subconsciente durante os sonhos das pessoas, quando a mente fica totalmente vulnerável. Durante o filme, cenários inteiros são construídos a partir da criatividade da mente. Atenção para a trama da personagem Ariadne, a Arquiteta (Ellen Page), uma estudante de Arquitetura que é recrutada para construir os cenários dos sonhos, que são descritos como labirintos. Outra referência legal presente no filme é a escada infinita, ou Escada de Penrose. Uma curiosidade é que Michael Cane depois de 08 anos explicou o final ambíguo do filme. Mas a gente não vai dar spoiler, né?!

Dica de filmes

 Men at Lunch (2012)

Este documentário vai mais a fundo sobre os detalhes dos personagens e do contexto de uma das fotografias mais famosas do mundo: “Lunch Atop a Skyscrapper” (Ou almoço no topo de um arranha-céu) tirada em 1932 por Charles C. Ebbets. A imagem foi feita nos últimos meses de construção do Rockefeller Center em nova Iorque, e choca por mostrar as precárias condições de segurança dos trabalhadores que a protagonizam, que também eram, em sua maioria, imigrantes. Vale pelo registro histórico e para entender a relação das empresas com seus colaboradores.

Escolha seu filme, estoure as pipocas e Enjoy it!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.