Negócios

Casas Inteligentes. O futuro batendo na sua porta.

Casas Inteligentes

Sonho de consumo de muitos, coisa de cinema para outros. A verdade é que as Casas Inteligentes já estão batendo na nossa porta, basta abrir!

Afinal quem não gostaria de chegar em casa, com o ar na temperatura correta, tocando sua música favorita, com a iluminação adequada.  Mas você não precisa esperar mais, porque já é realidade.

A partir do seu smartphone hoje você já pode realizar todos estes comandos. A tão aguardada chegada do 5G no Brasil com certeza colocará estas inovações nos principais projetos de arquitetura do país.

No momento o custo elevado impacta na implantação da tecnologia e segundo dados da Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside), menos de 1% das residências brasileiras são consideradas casas inteligentes.

Porém a Lei 14.108, em vigor desde 1º de janeiro de 2021, promove incentivos e benefícios tributários à chamada Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) e deve acelerar a automação das residências no Brasil.

Segundo a Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside), a expectativa de aumento do uso de dispositivos de IoT para casas inteligentes deve crescer 20% até 2023.

Mas o que a casa precisa para ser considerada “Casa Inteligente”?

Numa tentativa de padronizar o termo, a Coldwell Banker, uma rede de franquias imobiliárias dos Estados Unidos, criou critérios para definir o que é, de fato, uma casa inteligente.  A residência precisa ter, no mínimo, dois dos seguintes itens: geladeiras, refrigeradores, smart TVs capazes de se conectarem à internet; além de sistemas inteligentes de alarme, irrigação, climatização e iluminação.

No Brasil ainda não existe uma padronização a este respeito, mas seria basicamente, sua residência cheia de objetos conectados.

A automação residencial faz com que os ambientes (cozinha, sala, quarto e até banheiro) sejam integrados com a sua rotina através de dispositivos automatizados. Você já deve ter ouvido falar da geladeira que avisa quando a comida está perto da validade e até faz suas compras mensais ou até mesmo detecta reparos e solicita o conserto.

Com a chegada da internet 5G o foco será na melhoria da interação com os objetos ao nosso redor (famosa Internet das Coisas – IoT), o futuro já pode ser considerado presente.

Pelo menos no sentido das casas inteligentes, vale lembrar que investir em tecnologia além de conforto pode trazer benefícios no momento da venda.

O futuro já chegou, basta abrir a porta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.