Negócios

Dia do Marceneiro; uma arte em forma de profissão

Em busca de aprimorar o conhecimento, hoje existem diversas escolas especializadas em design de marcenaria.

 

Uma das profissões mais antigas do mundo é celebrada em 19 de março, o Dia do Marceneiro. A data é uma homenagem aos profissionais, responsáveis por unir criatividade, beleza e técnica no desenvolvimento de objetos em madeira, e foi escolhida por ser o Dia de São José, padroeiro dos carpinteiros e marceneiros, por exercer a mesma função. Com a evolução do mercado, novas tendências surgem o tempo todo, o que faz com que o profissional precise de constantes capacitações e atualizações. Porém, é uma atividade que jamais ficou parada no tempo.

A importância da busca por inovações é tão grande que, atualmente, existem escolas de design em marcenaria para que os profissionais possam atender aos consumidores, que, por sinal, também estão cada vez mais exigentes. Quando se trata de móveis, as pessoas desejam produtos personalizados e exclusivos. Além de capacitação, outras orientações são importantes para que o marceneiro tenha um dia a dia de trabalho eficiente, produtivo e, acima de tudo, seguro.

 

Cursos On Line

Diversas plataformas já oferecem o curso com baixo custo e aulas on-line. Foto: Acervo.

Para os profissionais da área a diversificação de ferramentas é essencial, assim como o sistema de organização para colocar em ordem e armazenar o material de trabalho e acessórios, evitando danificar o produto e poupando tempo na hora de procurar.

Recentemente uma marca da empresa Stanley Black & Decker, a IRWIN, em parceria com a Oficina Lab – Escola de Marcenaria e Design, deu dicas de como montar um módulo de armazenamento, onde é possível guardar grampos de barra, grampos rápidos, além de outros acessórios que desejar.

O passo a passo está disponível no canal da IRWIN com o acesso pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=xn4lDWUTVqE&t=6s

 

Carpinteiro ou Marceneiro?

Foto: Divulgação.

Para esclarecer, o carpinteiro é aquele profissional que lida diretamente com a madeira bruta e trabalha com obras relacionadas com a construção civil.

Já o marceneiro é conhecido por se dedicar aos trabalhos artísticos e artesanais, como objetos de decoração, móveis, e outras peças que necessitam de acabamentos mais sofisticados.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.