Mercado

Covid-19: Seconci-SP orienta sobre casos suspeitos no canteiros de obras

Trabalhadores com sintomas da doença devem ser encaminhados imediatamente para avaliação médica.

Para enfrentar a pandemia da Covid-19, o Seconci-SP (Serviço Social da Construção) passou a disponibilizar a seus contribuintes acesso a testes rápidos para a detecção de anticorpos, a preço de custo, bem como a oferecer a contratação de profissionais de enfermagem para um trabalho de monitoramento e prevenção à doença nos canteiros de obras.

Segundo o gerente de Áreas Assistenciais da entidade, dr. Luiz Ricardo Poell, os funcionários que apresentarem sintomas da doença devem ser afastados imediatamente do local de trabalho, e aqueles que contam com o benefício dos serviços do Seconci-SP são encaminhados para avaliação médica da entidade, composta por avaliação clínica e, após o sétimo dia do aparecimento dos sintomas, testes rápidos para diagnosticar a existência ou não de anticorpos à Covid-19.

Créditos: Divulgação.

“A aplicação dos testes rápidos nos casos suspeitos permite afastar a pessoa precocemente do local de trabalho, evitando a disseminação da doença e identificando aqueles que necessitam reavaliação para um retorno seguro ao trabalho. Os testes rápidos também abreviam o período de afastamento ao tempo mínimo para resolutividade dos sintomas de Covid-19”, explica o dr. Poell. Aos assintomáticos são reforçadas as recomendações preventivas como a higienização das mãos, dos equipamentos de proteção individual (EPIs), distância de trabalho de pelo menos 1,5 m, uso de máscaras e o não compartilhamento de objetos de uso comum.

Devido à pandemia, também se instituiu uma nova rotina durante o Diálogo Diário de Segurança (DDS) nos canteiros, quando são passadas orientações gerais e preventivas sobre o dia, especialmente aquelas relacionadas à saúde e segurança dos trabalhadores. O DDS é feito em local aberto, onde haja maior espaçamento entre as pessoas, maior ventilação, além da divisão das equipes em grupos menores.

Programa SOS

Créditos: Divulgação.

Durante a pandemia, o Seconci-SP criou o “Programa SOS – Seconci Obra com Saúde”, idealizado para garantir a implantação e a adesão às medidas de prevenção do coronavírus preconizadas para a construção civil pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia.

O programa, que beneficia 9.300 trabalhadores, oferece às construtoras do Estado de São Paulo a contratação de profissionais de enfermagem em tempo integral nos canteiros de obras, visando a saúde dos funcionários e a continuidade das atividades nos canteiros.

“O programa possibilita a busca ativa dos trabalhadores sintomáticos. Os profissionais de enfermagem aferem a temperatura corporal dos trabalhadores diariamente, orientam sobre a técnica correta de higienização de mãos, verificam a distribuição de álcool em gel nos canteiros, encaminham casos suspeitos para atendimento médico e monitoram os afastamentos”, explica Gisele Batistini, gerente de Enfermagem da entidade.

Outro recurso utilizado por meio do programa é denominado Hotline, quando, em casos de trabalhadores com maior gravidade, os profissionais de enfermagem se comunicam com médicos do Seconci-SP à distância, que oferecem suporte e orientação médica.

Fonte: Seconci

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.