Negócios

Concreto de carbono zero com Penetron Admix

Penetron

O concreto de carbono zero é uma das questões centrais da Penetron em todo o mundo. Aliás, vale destacar que essa preocupação acompanha a empresa desde a sua fundação, em meados da década de 1970, nos Estados Unidos. Mas, com o avanço das mudanças climáticas, o tema se tornou ainda mais importante e urgente. 

Definitivamente, é preciso enfrentar o problema. Por isso, a Penetron lançou há poucos dias um informe técnico fundamental. O título é: Rumo ao Concreto de Carbono Zero e tem o objetivo de apontar como reduzir significativamente a pegada de carbono nas estruturas de concreto com a utilização do Penetron Admix.

No entanto, antes de oferecermos um breve panorama sobre o informe técnico, já disponível em língua portuguesa, precisamos entender o contexto em que ele está inserido. Ou seja, é importante compreender a raiz dos problemas das mudanças climáticas e qual o papel da indústria global do cimento nesse cenário. 

Mudanças climáticas e a importância do concreto de carbono zero 

Antes de tudo, vale destacar que a humanidade tem o desafio de limitar o aumento da temperatura global. Nesse sentido, o ideal é restringir ao nível de 1,5 grau Celsius acima do período pré-industrial. Essa meta foi estabelecida no Acordo de Paris, do qual o Brasil é um dos signatários. 

Além disso, outro passo importante foi dado no Pacto de Glasgow, firmado na Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP26), em 2021. Os líderes mundiais se comprometeram com a redução de 45% nas emissões globais de dióxido de carbono até 2030, em relação ao nível de 2010. Mas, neste cenário, onde entra o concreto de carbono zero?

De antemão, vale dizer que a indústria global do cimento é a segunda maior produtora de CO2. Ou seja, o cimento está entre os focos centrais das metas climáticas da COP26.  Por isso, 40 fabricantes globais de concreto e cimento estão empenhados em cortar pela metade as emissões de CO2 até 2030. Além de zerar as emissões líquidas até 2050.

O fato é que as mudanças climáticas colocam em risco o planeta e a existência das espécies, incluindo os seres humanos. Nesse sentido, é fundamental adotar ações ousadas e imediatas para garantirmos o futuro da humanidade.

Por fim, é nesse panorama de desafios e necessidades de ação que a Penetron pode contribuir. Em outras palavras, pode colaborar com produtos adequados para reduzir a pegada de carbono, mas também com conhecimentos técnicos que podem apontar o rumo do concreto de carbono zero.

Rumo ao concreto de carbono zero: contribuições da Penetron 

Ao passo que a estrutura de concreto representa a maior parte do carbono incorporado a um edifício, cerca 66%, ela deve ser tratada com urgência. Por isso, em no informe técnico Rumo ao Concreto de Carbono Zero, a Penetron explica que a pegada de carbono é determinada quase que inteiramente pelo cimento. Veja o detalhamento abaixo.

Penetron
Crédito: Divulgação

 Fonte: Informe técnico Penetron: Rumo ao Concreto de Carbono Zero

Dessa forma, o cimento se torna o maior contribuinte para o carbono incorporado no ambiente construído. Além disso, ele também gera altas emissões de óxido de nitrogênio (NOx) e de óxido de enxofre (SOx). Sob o mesmo ponto de vista, contribuem para a chuva ácida, problemas de saúde pública e para a mudança climática global. 

Diante da complexidade e seriedade da situação, o setor industrial, engenheiros e arquitetos têm um desafio pela frente. Ou seja, incorporar produtos de baixo carbono e soluções sustentáveis nos projetos. Sempre que se fala em produtos sustentáveis, a Penetron entra em cena e, neste caso, especialmente com o Penetron Admix. 

Penetron Admix: reduzindo a pegada de carbono dos projetos 

O Penetron Admix é um aditivo cristalizante e sustentável que reduz a permeabilidade do concreto. Na medida em que oferece uma proteção abrangente contra ataques químicos e corrosões, o Penetron Admix prolonga a vida útil das estruturas. Esse fator é fundamental quando pensamos a respeito de sustentabilidade e concreto de carbono zero.

Vale ressaltar que o aumento da vida útil por meio da cristalização e autocicatrização é indispensável para preservar os recursos naturais. Agora, é importante ainda explicar melhor o que é autocicatrização. O primeiro ponto a se colocar em destaque é que, em contato com a água, o Penetron Admix promove a formação de cristais nas fissuras do concreto. 

Além disso, mesmo que novas fissuras surjam no futuro, quando houver de novo contato com a água, os cristais latentes serão ativados e promoverão a regeneração do concreto. É isso que chamamos de autocicatrização. Com isso, conseguimos diminuir consideravelmente a quantidade de entulhos e resíduos no meio ambiente. 

Mais ainda, é importante destacar que a água é a principal causa da deterioração do concreto. Por isso, a proteção impermeabilizante permanente do Penetron Admix reduz a necessidade de manutenção das estruturas de concreto. Fora isso, obtemos a diminuição da pegada de carbono na medida em que prolongamos a vida da estrutura de 50 a até 100 anos. 

Benefícios do Penetron Admix para alcançarmos o concreto de carbono zero  

Outro ponto importante é o fato que a prescrição do Penetron Admix para novos projetos é fundamental em termos de sustentabilidade por vários motivos: 

  • Reduz a pegada de carbono de misturas e aplicações de concreto 
  • Substitui soluções insustentáveis de impermeabilização 
  • Ajuda a manter ou reduzir prazos de construção 
  • Aumenta a proteção da armadura contra a corrosão devido à carbonatação e ao ataque de cloretos 
  • Aumenta a resistência química (pH 3-11) 
  • Não é tóxico e, portanto, é ideal para aplicações em água potável (certificado NSF-61) 

O uso do Penetron Admix na concretagem, além de ajudar na busca pelo concreto de carbono zero, também é fundamental para projetos que estão em busca da certificação LEED. Aliás, você pode encontrar diversas informações técnicas a respeito de como o Penetron Admix pode ajudar na obtenção do certificado LEED. 

Para acessar o conteúdo integral do informe técnico Rumo ao Concreto de Carbono Zero, basta clicar na imagem abaixo e fazer o download.

Penetron
Crédito: Divulgação

Em caso de dúvida ou mais informações, entre em contato pelo site www.penetron.com.br ou pelo atendimento digital (12) 3159-0090.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.