C3 Talks

C3 Talks | Antonio Zorzi

Inaugurando o rol de entrevistas do C3 Talks 2024, o sócio da GP&D, Alexandre Britez, iniciou uma série de três episódios sobre a industrialização nas obras, conversando com especialistas no assunto abordando um breve histórico e o atual contexto da construção industrializada no Brasil.

No primeiro episódio desta trilha, Britez convidou o consultor de engenharia e ex-diretor da Cyrela, Antônio Zorzi, para contar um pouco sobre a sua atuação de 23 anos no Grupo Cyrela, com foco na implantação e padronização do sistema de gestão por indicadores em todas as empresas e empreendimentos desta que é uma dos maiores construtoras e incorporadoras do mercado nacional.

Compartilhando o contexto existente à época em que iniciou na empresa, Zorzi comenta os primeiros passos dados para a definição e acompanhamento dos indicadores de qualidade nas obras, inicialmente feito através de uma consultoria de qualidade nos processos de pós-venda e assistência técnica aos clientes. O trabalho realizado viabilizou um diagnóstico primário que direcionou as ações para expansão da abordagem em outros setores do fluxo produtivo. 

O entrevistado ressaltou, ainda, a importância que a padronização dos sistemas de gestão entre as empresas do grupo teve para possibilitar o gerenciamento eficaz e simultâneo de dezenas de canteiros espalhados pelo Brasil. 

Durante a conversa, o ex-diretor comentou também sobre a atual realidade da construção brasileira, em especial sobre a preocupante escassez de mão de obra que o setor vem enfrentando nos últimos anos. Na opinião de Zorzi, a falta de profissionais para atuarem nos canteiros deverá elevar o desenvolvimento e adoção de soluções construtivas industrializadas no país, especialmente nos segmentos populares nos quais se buscam reduzir os prazos de entrega e os desperdícios.

Ao final da entrevista, o consultor destacou a necessidade das empresas e profissionais investirem em capacitação técnica de modo a acompanhar as novas tendências e inovações. Zorzi lembra que tecnologias demandam pessoas qualificadas que saibam operá-las, por isso, aqueles que se anteciparem e tiverem foco, sempre irão ter espaço no mercado.

A  entrevista pode ser assistida gratuitamente logo abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.