Negócios

Bem-vindo ao Taipei 101

Taipei

Taipei, este é o edifício mais alto de Taiwan, com uma estrutura impressionante, que lembra pagodes empilhados elevando-se sobre a cidade e foi projetada para representar a fusão da cultura tradicional asiática com a tecnologia moderna.

O prédio foi projetado por CY Lee & Partners Architects e contém escritórios, um shopping center, restaurantes, um mirante e um dos elevadores mais rápidos do mundo.

O exterior é composto por 8, 8-story segmentos, como o número é pensado para trazer sorte financeira na cultura chinesa. Há também grandes estruturas circulares em cada lado que simbolizam moedas chinesas antigas.

Taipei
Crédito: Divulgação

Uma torre alta à prova de terremoto

Taiwan frequentemente experimenta ventos de tufões e terremotos. A uma altura de 1,667 ft, ​​e compreendendo pisos subterrâneos 101 e 5, a Taipei 101 apresentou um desafio único a arquitetos e engenheiros para tornar esta estrutura super resistente a condições meteorológicas extremas.

A estrutura da torre possui 118,000 toneladas de membros e conexões de aço, preenchimento de concreto de alta resistência dentro de colunas-chave e um complexo sistema de fundação profunda. A fundação é reforçada por estacas 380 a uma profundidade de 262 no solo e 98 no alicerce.

No núcleo do edifício, um amortecedor de 660 toneladas  fica suspenso no 92º para 87º andar, o que neutraliza os efeitos dos ventos fortes. O amortecedor oscila como um pêndulo e, quando o amortecedor se move significativamente, ele desvia o movimento do edifício ao seu redor, mantendo a torre estacionária. A esfera amortecedora é considerada a maior do mundo, com um diâmetro de 18 pés.

Os desenvolvedores também trabalharam com a altura do Taipei 101 para criar um dos elevadores mais rápidos do mundo. Os dois elevadores de super alta velocidade, que podem subir a uma velocidade de 1.010 metros por minuto, transportando passageiros do 5º para o 89º andar em 37 segundos.

O edifício ainda possui um mirante de vidro espelhado, que cria uma sensação de céu infinito.

Primeira tecnologia de ambiente

O tom azul-esverdeado e a forma do edifício se assemelham às plantas de bambu nativas de Taiwan. Mas este elemento de design foi criado para ser mais do que simplesmente esteticamente agradável. As paredes de cortina de vidro verde de vidro duplo da Taipei 101 são altamente refletivas e bloqueiam o ganho de calor solar em 50%.

Em 2011 Taipei 101 foi premiado com o “edifício verde mais alto do mundo” pelo LEED, e ainda se apega a este prêmio. Isso foi conseguido depois de trabalhar com a Siemens Building Technologies, que modernizou a torre com suas ofertas de sustentabilidade mais avançadas. O Sistema de Monitoramento e Controle de Energia regula o sistema de resfriamento e criou uma economia anual de 2,995 toneladas em emissões reduzidas de CO2 provenientes do uso de eletricidade, gás e óleo.

Além de economizar energia, as unidades de ar condicionado estrategicamente localizadas na torre monitoram o nível de CO2 dentro do edifício. Se o CO2 no ar ultrapassar um determinado nível, extraia o ar de fora do edifício para melhorar o fluxo de oxigênio. Como resultado, o nível de CO2 em Taipei 101 é em média 600 partes ppm – significativamente mais baixo do que o padrão nacional de Taiwan de 1,000 ppm.

O que podemos aprender com o Taipei 101?

Esta torre de Taiwan foi um dos primeiros edifícios supertall trabalhando para a sustentabilidade antes de se tornar ‘cool’. Os proprietários do edifício continuaram a construir suas credenciais ambientais e adotar as mais recentes inovações. Um edifício que lute contra os elementos ao mesmo tempo que economiza energia e melhora o bem-estar do espaço de trabalho é, de fato, muito inteligente.  

Fonte: Place Tech

Assista abaixo o vídeo produzido pelo Canal Reverse Engeneering

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.