Linha Fina – Inovações e otimização em plataformas digitais é a grande aposta da empresa
A incorporadora Vitacon, começa 2020 com crescimento acelerado.
Em dez anos de fundação, a empresa, liderada pelo empresário Alexandre Lafer Frankel, já adquiriu destaque quando alcançou o número de 10 mil unidades lançadas. Mas foi nos últimos dois anos que a companhia deu um salto exponencial: lançou 2 mil unidades em 2018, 3,5 mil em 2019 e se prepara para mais 4 mil neste ano.
Projetado por uma máquina de vendas com 10 mil vendedores espalhados pelo Brasil, seu diferencial foca em apartamentos compactos com preço médio de R$ 400 mil em localizações privilegiadas e o uso intensivo da tecnologia.
Tecnologia e o mercado imobiliário
Em 2019, a empresa lançou a Housi, uma plataforma de locação e gestão dos imóveis próprios e de terceiros para aluguel, que recebeu investimentos de R$ 50 milhões do fundo Redpoint Eventures. A plataforma disponibiliza para o cliente a gestão de mobília, decoração e o processo de locação completo.
Outra criação da empresa é a Vitacon Capital, braço voltado a investidores institucionais estruturando Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) e Letras de Crédito Imobiliário (LCIs).
Agora, Frankel dá mais um passo ousado na construção de uma companhia cada vez mais tecnológica em um mercado tradicional que sempre foi movido a concreto e tijolo.
O último lançamento da Vitacon é uma plataforma de instant buyer ou, como já é popularmente chamada, iBuyer, que propõem facilidade no processo de compra e venda.
Segundo dados do Grupo Zap, a espera para vender um imóvel no mercado brasileiro chega, em média, a 468 dias. Um tempo muito longo que, com a ajuda dessas inteligências, pode ser reduzido instantaneamente.
“Uma das grandes preocupações de quem compra um imóvel é saber se vai conseguir vender”, diz Frankel, agora, ao colocar o imóvel dele na nossa plataforma de iBuyer, o proprietário receberá uma proposta de compra em 48 horas”, diz Frankel.
Na prática, a Vitacon está garantindo a recompra do imóvel dos clientes que adquiriram e que pretendem adquirir um imóvel da incorporadora.
O empresário não revela o montante separado para as aquisições, mas a companhia está capitalizada. Em abril do ano passado, a Vitacon fechou uma joint-venture com o fundo americano 7 Bridges Capital Partners que pode chegar a R$ 10 bilhões em investimentos nos próximos anos.
A incorporadora precificará os imóveis na plataforma de iBuyer com a ajuda de uma ferramenta baseada em um big data próprio, com informações de oferta e de demanda em tempo real.
O novo negócio da Vitacon nasce num ambiente que já conta com outras plataformas explorando esse mercado de iBuyer, prática que está revolucionando o setor imobiliário no mundo. As companhias que atuam neste segmento são, geralmente, empresas que fazem muito uso da tecnologia.
Futuro do Mercado
As máquinas inteligentes conseguem processar uma grande quantidade de dados que uma pessoa não tem condições de fazer. Foto: Acervo.
Munidas de big data e inteligência artificial, avaliam desde a região onde os imóveis estão localizados, transações passadas, média de preços, entre outras variáveis. Compram as residências rapidamente, reformam e colocam de novo no mercado – ou para venda ou para locação.
Nos Estados Unidos, duas companhias atuam com muita força neste nicho de mercado. A Opendoor, fundada em 2014, é uma delas. Ela tem entre seus investidores o Softbank, General Atlantic, entre outros fundos, e já recebeu US$ 1,5 bilhão em oito rodadas de investimentos. Hoje, é avaliada em US$ 3,8 bilhões.
A outra companhia que também tem conquistado espaço no mercado americano é a Zillow. Com ações negociadas na Nasdaq e valor de mercado de US$ 10,5 bilhões, ela faturou US$ 1,3 bilhão em 2018.
Por aqui, quem adotou esse modelo de negócio foi a Loft, hoje avaliada em mais de US$ 1 bilhão, e o Grupo Zap, que tem entre os seus investidores o Grupo Globo e fundos como o Monashees e o Kaszek Ventures.
Fonte: Divulgação/Vitacon