Após quase 3 anos de trabalho, a Comissão de Estudo de Estruturas de Aço e Mistas de Aço e Concreto da ABNT (CE-002:125.003) teve a sua proposta de revisão da NBR 8800:2008 submetida para consulta pública nacional esta semana. Baseada no método dos estados-limites, a referida Norma estabelece as diretrizes e requisitos básicos de cálculo e projeto de estruturas de aço e mistas de aço e concreto sob temperatura ambiente.
A consulta pública é uma das últimas etapas a serem feitas antes da publicação oficial substituindo a versão anterior de 2008. O secretário da Comissão de revisão, Dr. Zacarias Chamberlain, explica que o texto proposto traz mudanças relevantes para os projetistas, como: “Um novo cálculo de seção efetiva na compressão, a reorganização que trouxe anexos complementares de largura, espessura e cálculo de cargas de flambagem na compressão; assim como inclusão de seções compostas na compressão.”
Além dos pontos destacados, a revisão também contempla um novo cálculo do Momento crítico na flambagem lateral com torsão, além da inclusão de seções T e cantoneiras na flexão. A verificação de efeito alavanca e o cálculo de placas bases de pilares também receberam novas diretrizes. Também foram modificados os métodos de cálculos na flexão e as tabelas de referência para fadiga e limites de flechas em estruturas de aço.
A consulta nacional estará aberta até 19/02/2024, sendo realizada inteiramente on-line, sem qualquer ônus. Através do site oficial da ABNT é possível acessar, visualizar e imprimir a proposta de revisão, apresentando sugestões e comentários ao projeto conforme instruções no próprio endereço.
Terminada a consulta nacional, a comissão de estudo volta a se reunir convidando os inquerentes para debater as contestações e alterações propostas. Consideradas pertinentes, as sugestões serão incluídas ao conteúdo do projeto, que retornará à consulta nacional para posterior publicação.
Outras Normas em consulta
Outras importantes normas do setor construtivo encontram-se atualmente em consulta pública no site da ABNT. Confira abaixo a lista de revisões em andamento:
1) Título: NBR 15215-1 – Iluminação natural Parte 1 – Conceitos básicos e definições
Escopo: A série ABNT NBR 15215 apresenta dados, técnicas e informações básicas referentes à iluminação natural em projetos de edificações. Apresenta modelos de céu no segundo volume da série (NBR 15215-2) e disponibiliza métodos de cálculo e verificação dos níveis de iluminação natural no interior das edificações nos volumes 3 e 4 (NBR 15215-3 e NBR 15215-4;
Consulta aberta até: 29/01/2024
2) Título: NBR 15200 – Projeto de estrutura de concreto em situação de incêndio
Escopo: Estabelece critérios de projeto e comprovação de atendimento para estruturas de concreto em situação de incêndio, conforme requisitos de resistência ao fogo estabelecidas na ABNT NBR 14432 e na legislação. Aplica-se às estruturas de concretos convencionais, segundo a NBR 6118, com massa específica seca entre 2 000 e 2 800 kg/m3 e do grupo I de resistência (C20 a C50), conforme classificação da ABNT NBR 8953.
Consulta aberta até: 19/02/2024
3)Título: NBR 15220-3 – Desempenho térmico de edificações Parte 3: Zoneamento bioclimático por desempenho
Escopo: Integra a ABNT NBR 15220 apresentando o zoneamento brasileiro em seis zonas térmicas e 12 zonas bioclimáticas para análise de desempenho térmico das edificações e recomendações de estratégias construtivas para projetos residenciais e não residenciais.
Consulta abertura até: 22/02/2024
4) Título: NBR 17152-1 e 17152-2 – Segurança em Obras – Redes de segurança contra quedas
Escopo: Estabelece os requisitos e diretrizes para a fabricação e instalação de redes de segurança destinadas a amparar quedas de pessoas em obras civis e outros ambientes.
Consulta abertura até: 26/02/2024
5) Título: NBR 13752 – Perícias de engenharia na construção civil
Escopo: Estabelece os termos, conceitos, definições, requisitos e procedimentos para as perícias de toda e qualquer perícia de engenharia no âmbito da construção civil, a serem realizadas por profissionais habilitados, devidamente registrados no Conselho de classe competente e aplicáveis aos procedimentos judiciais, extrajudiciais, administrativos e arbitrais.
Consulta abertura até: 11/03/2024