São Paulo, 28 de setembro de 2023 – Em um ambiente marcado pelo otimismo e visão de futuro, a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) realizou nesta semana a 6ª edição do Incorpora – Fórum Brasileiro de Incorporadoras 2023.
O evento de grande sucesso foi marcado não apenas pela celebração dos 10 anos da ABRAINC, mas também por intensos debates entre os principais players do setor, líderes políticos e pesquisadores que se reuniram para discutir as perspectivas e desafios do mercado imobiliário brasileiro.
Em seu discurso de abertura, o presidente da ABRAINC, Luiz França, enfatizou a relevância do setor imobiliário para a economia do Brasil, lembrando que a construção civil gerou 17% dos empregos formais no país e definindo o momento atual do país como singular, frente ao aumento dos investimentos no setor imobiliário no segundo trimestre de 2023, superando a média nacional.
Na presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, França destacou a importância do apoio governamental no sentido de promover taxas de juros mais baixas e a diversificação das fontes de financiamento para compradores de imóveis.
Abrindo a programação oficial de debates, o jornalista Willian Wack conversou com o empresário fundador do grupo Cyrela, Elie Horn, abordando temas cruciais como política fiscal, taxas de juros e o futuro da construção e incorporação no país. Durante o bate-papo, Horn ressaltou a necessidade das empresas do setor desenvolverem ações sociais dando atenção às camadas menos favorecidas.
Presente durante o evento, a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, destacou a importância do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do financiamento imobiliário da Caixa para combater o déficit habitacional. Em seu discurso, Maria Rita também ressaltou a necessidade da desburocratização o setor, visando a redução de custos e atendimento às necessidades da população de modo mais célere.
Inovação e Funding
Além dos debates sobre o panorama atual do mercado imobiliário, o evento abordou ainda temas relacionados à carga tributária, equilíbrio fiscal, funding e inovação no setor, aspectos fundamentais para o seu desenvolvimento contínuo.
Participando dos diálogos, estiveram presentes diversos especialistas e players do setor como o CEO da Senior Sistemas, Carlênio Castelo Branco; o CEO da Tegra Incorporadora, Ubirajara Freitas; o fundador e CEO da Yuny Incorporadora, Marcelo Yunes; o presidente executivo do Secovi-SP, Ely Wertheim; o diretor de Negócios Imobiliários do Santander, Sandro Gamba; o economista-chefe do BTG Pactual, Mansueto Almeida; o CEO da Tenda, Rodrigo Osmo; o CEO da Direcional Engenharia, Ricardo Ribeiro Gontijo; e o presidente da CBIC, Renato Correia.
Impactos Positivos dos Programas de Habitação de Interesse Social
Ao fim do evento, a ABRAINC apresentou uma pesquisa conduzida pela Brain Inteligência Estratégica, que aponta como o programa Minha Casa, Minha Vida tem sido significativo na melhoria da qualidade de vida de seus beneficiários.
De acordo com o estudo, 77% dos beneficiários do programa entrevistados apontaram uma melhora na qualidade de vida após a aquisição do imóvel. Esse levantamento é essencial para avaliar se o programa está cumprindo seus objetivos de melhorar as condições de moradia e qualidade de vida das famílias de baixa renda no Brasil.
Foto Capa: Tulio Vidal | Divulgação Abrainc