Reafirmando a importância do envolvimento e participação dos profissionais dos conselhos de engenharia e agronomia nas decisões das gestões públicas em todas as esferas, os CREA-SP e CREA-SE promoverão na próxima sexta-feira (14/07) o Simpósio Nacional de Cidades Inteligentes, reunindo prefeitos, gestores públicos e especialistas dos setores de inovação, tecnologia, infraestrutura e planejamento urbano visando debater ações que contribuam para o desenvolvimento de cidades mais eficientes em todo o país.
Compartilhando experiências, cases de sucesso e dados importantes sobre o assunto, o evento terá em sua programação palestras e painéis temáticos abordando tópicos como inovação tecnológica, BIM, mobilidade urbana, sustentabilidade, governança digital e participação cidadã.
Abrindo o espaço para diálogo, os participantes terão a oportunidade de conhecer e discutir as melhores práticas e políticas públicas adotadas sobre o tema, como as implementadas no município paulista de São José dos Campos que lhe renderam o título de primeira Cidade Inteligente do Brasil concedido pela ABNT com base nas normas internacionais NBR ISO 37120, 37122 e 37123 regulamentadas pelo World Council on City Data.
Sendo o colaborativismo uma importante ferramenta na criação de soluções para problemas habituais, o presidente do CREA-SP, Engenheiro Vinicius Marchese, afirma que: “Quando falamos de cidades inteligentes, precisamos nos aproximar das referências e buscar projetos em comum para resolução dos principais desafios enfrentados na administração pública. Os profissionais que compõem o Sistema CONFEA/CREA, estão imersos nesse ambiente disruptivo de inovação que trata os problemas como oportunidades. Então, por que não levar isso também para os municípios? É o que precisamos fazer: falar de desenvolvimento, sustentabilidade e gestão pública na área tecnológica e fora dela”, completa.
Destacando o importante papel que os conselhos de engenharia possuem para o desenvolvimento do país, o Presidente do CREA-SE, engenheiro Jorge Roberto Silveira, destaca que: “Os avanços e as soluções inteligentes desenvolvidas pelos profissionais da área tecnológica têm o potencial de transformar as cidades em espaços mais acolhedores, inclusivos e eficientes”.
Simpósio Nacional de Cidades Inteligentes | Créditos: Divulgação
Com entrada gratuita, o Simpósio Nacional de Cidades Inteligentes, acontecerá das 9h às 18h no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE) em Aracaju, com transmissão simultânea através do Canal TV Crea-SP.
As inscrições para participação presencial e online, com direito à certificado, podem ser feitas no Sympla e a programação completa do evento você confere aqui.
Serviço
Simpósio Nacional de Cidades Inteligentes
Data: Sexta-feira, 14/07
Horário: 9h às 18h
Local: Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE)
Endereço: Av. Conselheiro Carlos Alberto Barros Sampaio, S/N, Capucho, Aracaju/SE