Negócios

Arquitetura para terceira idade

O envelhecimento da população vem trazendo ao mercado da construção civil um novo elemento desafiador: como trabalhar com projetos voltados para a terceira idade?

Um estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostrou que 20% dos brasileiros têm mais de 60 anos.

Por conta disto os escritórios de arquitetura estão cada vez mais especializados e com foco primordial em proporcionar um ambiente seguro, confortável e acessível para pessoas idosas levando em consideração as limitações físicas e sensoriais dos usuários, como dificuldade de locomoção ou de visão, buscando conceder uma melhor qualidade de vida aos mesmos.

Estudos mostram que um terço dos atendimentos por traumas nos hospitais do país ocorrem com pessoas com mais de 60 anos, sendo 75% dessas lesões ocasionadas dentro de casa e 46% no trajeto entre o banheiro e o quarto no período da noite.

A arquitetura para a terceira idade emprega amplamente recursos construtivos como rampas, corrimãos e interruptores de luz acessíveis, de modo a possibilitar a independência do morador. Em ambientes que oferecem riscos físicos, como banheiros e cozinhas, os projetistas utilizam recursos que garantam a segurança dos como pisos antiderrapantes e barras de segurança.

Pensada não somente na individualidade de cada um, o conceito também busca estimular a convivência entre os usuários independente de idade, pensando espaços comuns que atendam as diversas faixas etárias.  Partindo desse princípio, espaços comuns, como salas de estar, bibliotecas, áreas de lazer e jardins, se tornam importantes espaços de socialização para promover a interação humana.

O assunto é tão importante que a arquitetura inclusiva foi revisada pela ABNT, com mudanças em algumas normas técnicas — especialmente a NBR 9050, que aborda projetos arquitetônicos e urbanos e demonstra a importância da inclusão social.

Indo além da integridade física, os arquitetos também levam em conta a integridade emocional planejando espaços com iluminação e ventilação adequada e que sejam organizados de maneira clara e intuitiva.

Um mercado cada vez mais promissor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.