Enjoy

SP-Arte inaugura espaço permanente

SP-Arte

Buscando promover o mercado de artes visuais na capital paulista, a SP-Arte, organização responsável pela principal feira de arte e design da América Latina, inaugurou, neste mês, um espaço permanente para realização de exposições e eventos em uma das históricas residências da Vila Modernista.

Construída entre 1936 e 1938 pelo artista e arquiteto, Flávio de Carvalho, a Vila Modernista era composta por dezesseis casas, de aproximadamente 100 m² cada, nas imediações da Rua Ministro Rocha de Azevedo e Alameda Lorena, no bairro Jardins.

Inovador desde a sua concepção, o projeto trazia o slogan “casas frias no verão e quentes no inverno” sendo entregues com móveis fixos, em alvenaria, e um manual de instruções apresentando dicas de uso e sugestões de acessórios, despertando a cobiça entre intelectuais e artistas da época.  

Valorizando o potencial artístico e histórico que as casas possuem, a SP-Arte realizou obras de intervenção no imóvel para recuperar a sua originalidade, se tornando o único da vila a ter a sua arquitetura totalmente restaurada. 

Marcando um novo ciclo para o SP-Arte, a inauguração do espaço contou com a exposição Hélio Oiticica: mundo-labirinto, organizada pela Gomide & Co. e a diretora artística, Luisa Duarte, com a seleção de obras de diferentes fases do artista com evidência para o primeiro Penetrável, feita em homenagem ao crítico de arte Mário Pedrosa (1900 – 1981) exposta no centro da galeria.

A diretora da feira, Fernanda Feitosa, evidencia a importância que a inauguração do espaço tem para o mercado de artes regional: “Depois de quase 20 anos de trabalho organizando com sucesso várias feiras de arte, queríamos dar um passo a mais. Abrir um espaço permanente nos permite dar asas a projetos próprios, que são muitos, e [também] de galerias parceiras!”.

 

Serviço:
Casa SP–Arte / Exposição Hélio Oiticica: mundo-labirinto.

Endereço: Alameda Ministro Rocha Azevedo, 1.052 – Jardins

Período: 18/03 à 22/07/2023
Horário de visitação: Terça a sábado, das 11h às 17h

Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço.

Site Oficial: https://www.sp-arte.com/casa-sp-arte/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.