Enjoy

Rota do Queijo Paulista

rota do queijo

São Paulo é famoso por suas inúmeras rotas, como a rota dos vinhos, rota das flores, rota das frutas. Mas você sabia que o Estado tem o Caminho do Queijo Artesanal Paulista?

Com o objetivo de divulgar a produção queijeira, reconhecida e premiada, o projeto que iniciou em 2017 conta atualmente com 13 das mais reconhecidas e premiadas queijarias artesanais do Estado, são elas:

 Fazenda Atalaia (Amparo), Fazenda Santa Helena (Sete Barras), Fazenda Santa Luzia (Itapetininga), Laticínio Artesanal Montezuma (São João da Boa Vista), Leiteria Santa Paula (São João da Boa Vista), Pardinho Artesanal (Pardinho), Pé do Morro (Cabreúva), Queijaria Belafazenda (Bofete), Queijaria Rima (Porto Feliz), Cabanha Mulekinha (Ibiúna), Lano-Alto (Catuçaba), Q.JO Martina (Boitúva) e Capril do Bosque (Joanópolis).

 

Um dos destaques da produção paulista é a inovação, o que faz com que os 13 produtores tenham mais de cem tipos de variedades diferentes. Há queijos de vaca, búfala, cabra, ovelha e mistos, em variedades frescas, curadas (em câmaras de maturação ou cavernas subterrâneas), temperadas e feitas à base de leite cru ou pasteurizado, exigência legal ainda vigente para  receitas maturadas por menos de 90 dias.

No site das queijarias é possível encontrar além dos produtos, muitos deles premiados, como também experiências gastronômicas que incluem trilhas, tábuas de frios, brunchs especiais entre outras atividades.

 

O site do projeto conta com um mapa do Caminho do Queijo Artesanal Paulista e em breve deve ganhar novas edições, já que o grupo trabalhar para a incorporação de mais queijarias, desde que sua produção siga os preceitos expressos do manifesto, isto é, que seja feita em pequena escala, com a predominância dos processos manuais e utilização exclusiva de leite produzido na própria queijaria ou arredores.

Programa ideal para um final de semana com a família e próximo a São Paulo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.