Mercado

5 projetos que desafiam a gravidade

The Trojan House, Austrália - Crédito: Divulgação

Consideradas fenômenos da arquitetura moderna, as construções estilo Cantilevers surpreendem seus admiradores pela beleza e ousadia em desafiar as leis da gravidade.

Apresentando parte da estrutura do seu piso superior em balanço (sem apoios) que se projeta para além dos limites de seu piso inferior, o estilo cantilever pode ser considerado minimalista apenas em seu conceito, considerando que sua concepção estrutural demanda cálculos complexos de modo a garantir a segurança e solidez da edificação.

Para ilustrar melhor o referido estilo, separamos abaixo 5 projetos ao redor do mundo que apresentam este conceito “flutuante” unindo beleza e alta tecnologia:

1 – The View Hill house

The View Hill House – Crédito: Divulgação

Com design minimalista que quase some em meio à paisagem, a The View Hill House foi desenhada pela Denton Corker Marshall Architetcts, ficando localizada na Austrália.

Abusando de ângulos retos para dar volumetria ao espaço, o projeto tem uma base retangular que em muito lembra as edificações modulares feitas em container, utilizando texturas e cores em madeira para dar mais classe e fineza ao prédio.

2 – The Hill House

The Hill House – Crédito: Divulgação

Construída posteriormente como um anexo a uma casa já executada também em Melbourne, Austrália, o projeto de ampliação foi assinado pelo escritório Andrew Maynard Architects, que idealizou um morro artificial no local para servir de apoio para a estrutura do cantilever, como forma de suavizar as linhas retas da nova estrutura superior.

3 – The Balancing Barn

 The Balancing Barn – Crédito: Divulgação

Em um mix de casa de campo e arquitetura moderna, a Balancing Barn está localizada em Suffolk, no Reino Unido, apresentando um design totalmente contrastante com o ambiente à sua volta.

Desenhada pelo escritório MVRDV and Mole Architects, a casa é toda revestida em painéis metálicos que refletem a luz incidente, trazendo um ar futurista para o projeto que se complementa com seus incríveis 15 metros de estrutura sem apoio fazendo parecer que estamos diante de uma verdadeira casa voadora.

Sendo a “cereja do bolo”, um humilde balanço infantil pendurado na extremidade da estrutura se mostra como um detalhe quase que irônico ao grau de complexidade que o projeto possui.

4 – Casa Playa Las Lomas

Casa Playa Las Lomas – Crédito: Divulgação

Construída em Cerro Azul, Peru, o projeto da Casa Playa Las Lomas foi desenvolvido pela Vertice Arquitectos sob uma base natural de rochas que além de servir como fundação para o prédio também compõe a fachada externa contrastando o peso de sua textura rugosa e coloração amarronzada com a leveza dos ângulos retos e tons claros da estrutura executada.

O design da casa foi pensado para valorizar o desnível das rochas, criando uma arquitetura moderna em vários andares, recorrendo ao estilo cantilever para se aproveitar ao máximo do espaço disponível no terreno.

5 – The Trojan House

The Trojan House – Crédito: Divulgação

Idealizada pela Jackson Clemens Burrows Pty. Ltd., em Melbourne, na Austrália, outra obra de ampliação que abusou com maestria do estilo, foi a Trojan House, ganhando esse nome graças ao seu design e material de revestimento externo que lembra o cavalo de madeira dado de “presente” pelos gregos aos troianos.

Projetada para maximizar as dimensões do anexo sem prejudicar o jardim localizado aos fundos da casa, os arquitetos viram na estrutura cantilever uma solução moderna para o problema de espaço no terreno. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.