Mercado

Prefeitura lança consulta para revitalizar Largo do Arouche

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) de São Paulo inicia nesta semana uma consulta pública sobre a necessidade de melhorias no Largo do Arouche, localizado no centro da cidade. Visando informar e orientar os cidadãos sobre o debate, o governo municipal preparou um material informativo sobre a história do Largo, que incluem as ações e regulamentos vigentes e, ainda, dados sobre análises urbanas do local relatando a atual situação da região.

Definido como uma área de grande importância no centro de São Paulo, o Largo do Arouche conecta o Centro Velho ao Centro Novo sendo considerado um espaço emblemático devido à sua localização estratégica e história.

Também conhecido como Praça (ou Mercado) das Flores, o Largo do Arouche passou, a partir de 1914, a abrigar diversos floristas que ocuparam a região após a remoção das bancas da Praça da República pelo então prefeito Armando de Arruda Pereira.

Em 2017, a Associação Viva o Centro apresentou um projeto de requalificação para o Largo à Prefeitura de São Paulo, que estabeleceu um Termo de Cooperação entre a associação, a subprefeitura Sé e a Secretaria de Obras e Infraestrutura (SIURB) para revitalizar a área.

Iniciadas em 2019 e interrompidas alguns meses após por ordem judicial, as obras de requalificação tiveram o apoio financeiro de empresas francesas, tendo sido retomadas somente após a apresentação de um projeto substitutivo pela Associação Viva o Centro.

Com suas duas primeiras etapas concluídas, as intervenções realizadas incluíram instalação de bancos, rampas de acessibilidade, placas de sinalização, drenagem e reforma das calçadas. Por motivo de falta de recursos, a terceira etapa, que abrangia a requalificação do Mercado de Flores, não foi realizada.

Nesta nova iniciativa lançada, a Prefeitura de São Paulo pretende revitalizar a vocação histórica do local como parte do plano de requalificação do centro, que engloba um conjunto de ações coordenado pelo Comitê #TodosPeloCentro, visando a transformação da região central da cidade

A Consulta Pública ficará disponível na Plataforma Participe+ da Prefeitura até o dia 21 de julho.

Foto: Dornicke (Licensed under the Creative Commons)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.