Negócios

VIVA MAGENTA, a cor de 2023

E mais uma vez Pantone divulgou a cor do ano. Esta tradição que começou em 1999 para a virada do milênio é aguardada por todos os designers do mundo.

Para quem não sabe, A PANTONE foi criada nos EUA para atender as necessidades da pesquisa de cores e tendências de moda e mercado. Atuam principalmente na área têxtil, no vestuário, design, aprimorando a tecnologia em gerenciamento de cores, atendendo também as áreas gráfica, plásticos e equipamentos de medição e calibração de cores.

Viva Magenta é a vida em explosão, trazendo uma visão vibrante, alegre, corajosa e bastante expressiva, o objetivo é que ela possa ser um reflexo daquilo que acontece no mundo. A ideia é que transmita força e otimismo. A cromoterapia destaca a energia de realização e motivação da escolha, ideal para este momento de renascimento global. 

A cor que será a grande protagonista nos universos da moda, decoração e design, nem todos irão adotar a cor do ano, mas ela sempre irá influenciar alguns projetos especiais. 

Um fato interessante é que excepcionalmente este ano Pantone fugiu de sua grade regular. A empresa sempre busca tons suaves, que transmitam uma sensação de paz e conforto.

Inspiração

A cor é inspirada no extrato de cochonilha, um corante natural bastante intenso, ela também evoca muitos elementos belos que podemos encontrar na própria natureza, seja nas flores ou mesmo nos tons avermelhados presentes no pôr do sol.

“Escolhemos essa cor porque sentimos que era um tom não convencional para um momento não convencional, algo que poderia nos apresentar uma nova visão”, afirma Leatrice Eiseman, diretora executiva do Instituto Pantone. “É uma cor que realmente vibra com vivacidade e vigor, que demonstra um novo sinal de força, algo de que todos precisamos para um futuro mais otimista.”

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