Negócios

Os estádios da Copa – Al Thumama

Continuando nossa série sobre os estádios da Copa, hoje vamos conhecer o Al Thumama.

Inspirado no “gahfiya”, nome do chapéu utilizado por meninos antes da vida adulta no Oriente Médio, é considerado um símbolo de independência.

Este chapéu branco, produzido artesanalmente que serviu para a inspiração do arquiteto catariano Ibrahim M Jaidah e pelo consultor de design Heerim.

Palco de oito jogos até as quartas de final da Copa do Mundo do Qatar, este é o estádio mais próximo do maior aeroporto de Doha, o Aeroporto Internacional de Hamad, mais ou menos a 12 km do centro da capital do Qatar ao sul.

A ideia original era transformar o  Al Thumama no primeiro estádio subterrâneo do mundo, mas a Fifa fez o país mudar de planos.

Mas isto não que dizer que o estádio não seja um polo de inovação que vai desde o lado artístico, com exposições e instalações de obras de artistas locais, até o lado tecnológico.

Por exemplo: um moderno sistema de reutilização da água usada dentro do estádio irriga um parque de 50 mil m² repleto de árvores nos arredores. Thumama, aliás, é o nome da árvore nativa da região. Também há uma tecnologia de refrigeração com ar gelado que sai do chão no meio das arquibancadas e pode deixar o estádio a 18 ºC se estiver muito quente.

A iluminação noturna, com as fendas da aparência de rendado do design, é vista pelos arquitetos responsáveis pela obra como um charme a mais. Assim como os assentos das arquibancadas em verde, vermelho e branco. O país considera o Al Thumama um estádio muito importante por ter sido projetado somente por pessoas nascidas no país.

Como em todos os estádios, Al Thumamma também terá sua capacidade reduzida pela metade e para e as novas áreas serão transformadas em hotel, shopping, uma filial da clínica médica esportiva Aspetar e até uma mesquita, que é o local de culto dos seguidores da fé islâmica.

Conheça um pouco mais deste estádio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.