Mercado

O Aço Chegou!

O aço

Finalmente chegou ao Brasil o primeiro carregamento de aço importado da Turquia, resultado da iniciativa de importação, que já havíamos noticiado em nosso site há alguns meses, que aconteceu com a união de esforços da CooperconSC e da CBIC.  Esta estratégia conseguiu reunir 137 empresas em 08 estados que irão receber o aço com um custo bem mais competitivo.

Esta carga que desembarcou no Porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina é parte de um plano inicial para não só tentar conter a alta de preços como também buscar uma solução para a falta de produtos.

O impasse continua, se por um lado as siderúrgicas continuam afirmando que não há problemas de produção, por outro lado as distribuidoras não estão conseguindo honrar suas entregas, prejudicando e muito o andamento das obras.

A questão do custo é com certeza um ponto de destaque em toda esta mobilização, já que o custo do aço importado está 5% menor que o aço nacional. As associações divulgaram que já está previsto a chegada de mais um lote para o segundo semestre, bem como o inicio da captação de empresas interessadas para que se consiga trazer mais um carregamento ainda este ano.

Além do aço, outro ponto relevante é que até o momento a reunião que a CBIC realizou junto ao governo não trouxe resultados efetivos, pedindo a redução da tarifa de 12% para 1% para matéria-prima.

O certo é que o Mercado da Construção Civil está buscando formas de conseguir manter seu ritmo de crescimento. O Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou inflação de 2,46% em junho deste ano. É a maior taxa mensal da série histórica iniciada em 2013.

Em maio, a taxa ficou em 1,78%. Já em junho de 2020, o índice havia ficado em 0,14%. Com o resultado de junho deste ano, o Sinapi acumula taxas de inflação de 11,38% no ano e de 20,92% em 12 meses.

Vamos continuar acompanhando e torcendo por boas notícias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.