O Vietnã não é um destino muito comum para os brasileiros, mas com certeza deveria estar na lista dos 10 mais procurados por arquitetos e engenheiros por suas construções icônicas.
Na última semana o país inaugurou uma enorme ponte de vidro suspensa de 632 metros de extensão entre duas montanhas, que transmite a sensação de se caminhar no vazio a cerca de 150 metros acima de uma floresta.
Batizada de Bach Long (“dragão branco” em vietnamita), a atração turística fica na província de Son La, no noroeste do país.
A estrutura contorna um lado da montanha até terminar em uma ponte suspensa sobre um vale espetacular.
Dados técnicos:
A ponte Bach Long tem um comprimento de 632m, com 290m se estendendo entre montanhas e mais 342m ao longo da borda de um penhasco. O fundo é feito de três camadas de painéis de vidro super-temperado, cada um com 40 mm de espessura, 2,4 m de largura e 3 m de comprimento, fornecidos pelos especialistas franceses Saint-Gobain. A passarela fica 150m acima do solo.
As torres em cada extremidade da extensão da montanha têm 30m de altura. Os cabos de suspensão têm 50mm de espessura e são importados da Coreia do Sul.
Na parte da falésia da ponte existem dois decks de observação, cada um com 5m de largura e 3m de profundidade.
Durante a travessia, os pedestres são tratados com a “tecnologia 9D”, um sistema integrado de iluminação e som com 60 experiências simuladas únicas que dizem melhorar a viagem. A passarela terá um limite de 450 pessoas por vez por segurança.
Segundo os operadores, trata-se da maior estrutura de vidro do mundo, superando a ponte suspensa de Guangdong, na China, de 526 metros de extensão.
Em maio, representantes do Livro Guinness dos Recordes vão anunciar se autenticam, ou não, a nova marca.
Inserir vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=X7mpERyCzWI
Outra ponte icônica
Inaugurada em 2018 e a mais de 1.400 metros acima do nível do mar, a Golden Brigde (ou Cau Vang, em vietnamita) dá a impressão de ser sustentada por mãos gigantes. Ela fica na região de Da Nang.
Com 150 metros de comprimento, a ponte levou 1 ano para ficar pronta. O custo foi de, aproximadamente, 2 bilhões de dólares. A responsável por esse projeto um tanto curioso e criativo foi TA Landscape Architecture. Para completar o design, a passarela é dourada e há crisântemos espalhados pelo caminho.
Mas pode ficar tranquilo: não são só as duas mãos que sustentam a ponte. Há outras estruturas responsáveis por mantê-la de pé.
Se, ainda assim, você ficou com medo de passear por ali, saiba que as grades de proteção não são retas como a de muitas passarelas que causam pesadelos em quem tem pavor de altura.
Há um vão gradeado onde os crisântemos estão plantados que tornam mínima a chance de que algum desastrado caia acidentalmente, além de oferecerem uma sensação de segurança maior.
Para os amantes da engenharia e com um pouco de aventura, um excelente destino.