O tema sustentabilidade é fundamental para a Portobello , que segue atenta às transformações do mundo e evolui com os avanços da sociedade.
Prova disto são os esforços da empresa para garantir que sua cadeia de produção seja o mais socialmente responsável, e principalmente regenerativa.
Algumas das premissas da empresa é garantir que a cadeia de produção seja mais que socioambientalmente responsável, mas que seja regenerativa.
Em resumo, o objetivo principal é que os recursos naturais necessários para produção de revestimentos cerâmicos sejam utilizados racionalmente, e principalmente que esses sejam ressignificados.
Crédito: Relatório de Sustentabilidade Portobello
Sendo assim, a empresa vem trabalhando como estratégia de negócios na restauração das jazidas que fornecem as matérias-primas, tratando e reutilizando a água e os resíduos do processo produtivo e empregando sistemas que gerem menos emissões de gases de efeito estufa.
Tudo isto sem esquecer os conceitos inovação e design que coloca a empresa como uma referência no setor.
Vale destacar que por sua essência e por diversas características, a cerâmica é um produto mais sustentável para revestimentos.
A sua produção utiliza matérias-primas extraídas de camadas superficiais da terra, com jazidas exploradas por um período curto de tempo, que voltam a sua vocação anterior, sem grande impacto ambiental e sem comprometer a biodiversidade local.
Os resíduos cerâmicos são 100% reincorporados à produção, e o processo produtivo tem como principal fonte de energia o gás natural e a energia elétrica, ambas com menor impacto. Por ser um material inerte, pode ser disposto em aterros.
No quadro abaixo é possível conhecer um pouco mais da Jornada de Produto Portobello.
Clique aqui e conheça todas as ações da Portobello em seu Relatório de Sustentabilidade 2021
Fonte: Assessoria