Mercado

Mercado imobiliário tem alta nos preços durante a pandemia, alerta especialista

mercado imobiliário

Segundo o Sindicato de Habitação nos últimos dois meses o mercado imobiliário apresentou queda nas vendas.

Vários setores da economia foram atingidos drasticamente pela pandemia de coronavírus. As áreas de arte, cultura e esporte, por exemplo, tiveram queda de cerca de 70% na taxa de emprego. O setor imobiliário também apresentou um recuo maior do que o habitual, mas em uma proporção menor. De acordo com o Sindicato de Habitação, nos meses de abril e maio a venda de imóveis teve uma queda de quase 30%. E para quem pensa que a crise reduziu o preço do imóvel, a situação não é exatamente essa.

Segundo a especialista em mercado imobiliário Yslanda Barros, quem busca uma nova moradia provavelmente encontrará valores mais alto do que antes da pandemia. Ela explica que esta situação é um reflexo do aumento do custo da construção, que sofreu também com a alta no valor dos produtos. Sobre essa mudança, ela conta que as pessoas não desistiram de alugar ou comprar, mas adiaram o planejamento.

mercado imobiliário
Model of house with coins on wooden table

O setor imobiliário representa 5% do Produto Interno Bruto nacional. Créditos: Divulgação.

A especialista ainda fala que quem quer investir em um imóvel, este é o melhor momento, já que a taxa de juros teve uma queda histórica. Em um cenário pós-pandemia, Yslanda acredita que a situação vai melhorar e lembra que outras crises já foram superadas pelo mercado.

Mercado imobiliário é o mercado do setor imobiliário que negocia com terreno, bem como qualquer coisa construída neste dado terreno (como prédios, por exemplo).

Atuantes no mercado são, entre outros, as imobiliárias, que agem na intermediação de venda ou locação de imóveis, tais como, casas e apartamentos, salas e escritórios, bem como proceder a administração de imóveis locados, bancos que concedem créditos hipotecários e créditos de risco (subprime), advogados especializados em direito imobiliário, órgãos públicos envolvidos no registro de imóveis e na manutenção do cadastro e notários que formalizam juridicamente a vontade das partes envolvidas numa compra/venda de imóvel. Quem expressa a demanda do mercado imobiliário são os compradores de imóveis, também atuantes do mercado.

A queda do mercado imobiliária (especialmente a queda nos preçosde imóveis) foi uma das razões da crise do subprime, uma crise financeira desencadeada em 2008.

Fonte: Jovem Pan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.