Negócios

Ibratin adota energia solar em Franco da Rocha

Ibratin adota energia solar em Franco da Rocha

A Ibratin deu mais um passo na questão ESG, desta vez o foco foi a questão de sustentabilidade que é cada vez mais importante para o mercado, principalmente para as indústrias. E a Ibratin anunciou este ano uma importante novidade sobre à sua autossuficiência energética nos processos de fabricação de tintas e texturas: desde janeiro de 2023 a fábrica localizada em Franco da Rocha passou a operar com 100% de energia renovável por conta da adoção de energia solar.

Como o mercado já sabe, a indústria de tintas, texturas e complementes, utilizam máquinas de grande porte no processo de produção. Como consequência, o consumo de energia é elevado.

É por esse motivo a importância do uso da energia solar, pois além da possibilidade de reduzir esses gastos, outro benefício do sistema fotovoltaico para a empresa é a possibilidade de monitoramento em tempo real da quantidade de energia elétrica que está sendo produzida por meio da irradiação solar.

Isso se traduz na tomada de medidas eficazes para reduzir cada vez mais o consumo energético e trazer ainda mais valor agregado aos produtos da empresa.

A escolha do sistema

A partir do momento que a diretoria tomou a decisão de investir na troca de sistema, foi necessário todo um planejamento para escolha do melhor sistema a ser adotado e o melhor parceiro técnico para garantir o sucesso desta ação.

Neste processo toda a extensão da fábrica foi coberta por painéis solares que além de reduzir o custo de energia, também reduz a emissão de poluentes na atmosfera.

O sistema fotovoltaico instalado é composto de um gerador fotovoltaico composto de 906 módulos fotovoltaicos e 3 inversores. A potência de pico é de 498,3 kWp para uma produção de 638.192,6 kWh por ano, distribuídos em uma área de 2.337,48 m². Modalidade de conexão à rede de alimentação Baixa Tensão em Trifásico com tensão fornecimento 380 V.

Isso terá impacto direto na produção, tornando a empresa ainda mais sustentável, é uma mudança no jeito de produzir, com uma proposta de ser muito mais rápido com qualidade e flexibilidade, isso vai ser muito importante para Ibratin.

A meta é estender o projeto para unidade da fábrica que atende a Região Nordeste, localizada em MACEIÓ.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.