Colunistas Giordania Ribeiro

Hands Free, a tecnologia que veio para ficar!

Giordania Tavares

O setor logístico é um dos que mais cresceu neste período da pandemia. Enquanto outros setores tiveram a oportunidade de estar em casa, a área logística teve que crescer e amadurecer ainda mais para encontrar soluções para os clientes, de modo a garantir não só a boa operação logística para o cliente final como também a segurança da operação e de seus colaboradores e por conta disto, diversas questões passaram a ser melhor avaliadas nas empresas logísticas, como um double check para procurar se havia ou não ainda pontos de melhoria. Aqui na Rayflex percebemos que houve um aumento da procura por equipamentos hands free, até mesmo para a execução das tarefas mais rotineiras.

Esses equipamentos possuem como principal característica a funcionalidade sem as mãos, deixando-as livres para que sejam capazes de realizar uma outra função. Entre as mais utilizadas hoje podemos destacar comandos de voz para atender chamadas e carros que já andam sem a necessidade de um motorista.

Na indústria, essa tecnologia tem proporcionado grandes vantagens desde a sua chegada. Uma delas foi a incorporação de um modelo de controle de acesso industrial que não necessita do toque das mãos para a passagem de uma sala para outra.

A importância da tecnologia hands free para o ambiente industrial!

Segundo estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Londres, o uso de ferramentas que possuem hands-free como uma de suas características aumenta 8,5% da produtividade e em até 3,5% da satisfação do empregado. Em ambos os casos, resultados positivos podem ser esperados, ainda mais dentro da indústria que conta com centenas de trabalhadores.

Um cenário muito comum nas indústrias é a movimentação de materiais, umas das tarefas com maior importância dentro da logística interna. No caso do funcionário estar com as mãos ocupadas, ele pode apresentar dificuldades para abrir uma porta caso ela precise ser acionada por digital ou apertando um botão.

Ao utilizar a botoeira no touch, as portas se abrem automaticamente para o profissional que se aproxima, proporcionando mais agilidade e produtividade para o processo. O fator ergonomia também é beneficiado, visto que não há mais a necessidade de se abaixar para colocar as caixas no chão e depois pegá-las novamente.

Tecnologia Hands free auxilia na segurança dentro das indústrias

Seja qual for o segmento de sua indústria, a segurança é um dos principais pontos de atenção dos gestores e deve ser analisada diariamente a fim de evitar acidentes, entradas de contaminantes e outras situações que prejudiciais para o negócio.

As indústrias de alimentos e farmacêuticas são dois exemplos de segmentos que precisam de atenção redobrada com a proliferação de vírus e bactérias. Nesses setores a contaminação cruzada é responsável por um alto índice de desperdícios e, caso venha acontecer, pode ter efeito direto na saúde do consumidor final.

Com a chegada da Pandemia de COVID-19 em 2020, uma nova preocupação nasceu dentro das indústrias. Por se tratar de um vírus altamente contagioso, foi necessário transformar todo o ambiente para evitar o aumento de casos e contar com soluções que evitem ao máximo o contágio e deixem todos os profissionais da indústria mais seguros.

Por se tratar de uma tecnologia hands free, a botoeira no touch também pode ser utilizada como medida de segurança. O acionamento ocorre apenas com a aproximação das mãos e apresenta um design higiênico, facilitando a limpeza e desinfecção.

Diante da COVID-19, outros modelos de acionadores foram desenvolvidos, como é o caso do Termoflex, que também confere a temperatura ao aproximar o punho do sensor.

Estas tecnologias com certeza vieram para ficar e mesmo com o fim da pandemia decretado pelo Ministério da Saúde, acredito que todos nós seremos muito mais cuidadosos e atenciosos em nosso futuro e muitas outras novidades estão a caminho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.