Negócios

Engenharia e construção: desafios e oportunidades no cenário atual

Gestão de projetos com eficiência impacta diretamente no novo mercado de engenharia e construção

O ano de 2020 veio com muitas mudanças na estruturação das empresas, grande parte delas em decorrência da pandemia. Para atualizar repertórios e buscar novas soluções, muitas empresas vem buscando no mercado novas metodologias e soluções. “Existe uma procura por metodologias mais eficazes e rápidas”, avalia o head of Capital Projects and Infraestructure da Verum Partners, David Elio.

Aproveitar o momento para descobrir novos nichos de atuação e estudar novas maneiras de realizar a gestão de projetos é essencial na visão do head. “Muitas empresas enfrentaram dificuldades. Uma gestão eficiente poupa gastos e otimiza o tempo de entrega dos serviços”, pontua o especialista em gestão para grandes projetos de engenharia e construção.

Elio ainda explica que vem trabalhando com a metodologia AWP, que foi idealizada no Canadá e importada para o restante do mundo. “Estamos trabalhando com a difusão do AWP na América Latina e os resultados se mostram promissores. Grandes empresas como Braskem e Vale já conseguiram melhorias no processo com o uso da metodologia”, comenta.

“Advanced Work Packaging é uma metodologia que permite orientar todas as ações do projeto para a frente de trabalho. Tem como princípio o detalhamento de todos os pacotes de trabalho, até os pequenos pacotes, que devem ser programados para execução considerando as restrições de: materiais, equipamentos, acessos, documentação técnica e instruções e permissões de trabalho”.

engenharia e construção

Crédito: divulgação

Para David Elio, o contato – e adesão -, a novas metodologias será um influenciador na retomada das empresas pós-crise. “Nesse novo cenário, buscamos democratizar o acesso à metodologia AWP que facilita os processos de gestão, do começo até a entrega da obra, otimizando processos, fluxos e prazos, com consequente redução de custos”, analisa o especialista, que vem voltando esforços para consolidar a Comunidade de Práticas AWP na América do Sul a partir de um Grupo no LinkedIn.

Segundo ele, são tempos de transformação na engenharia e construção que requerem inovação e as melhores práticas são significativas na hora de fechar os números.

Dados

Segundo a Sondagem da Indústria da Engenharia e Construção, realizada mensalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a indústria da construção segue em ritmo de otimismo, com avanço da atividade, do emprego e da utilização da capacidade. Os empresários da construção seguem confiantes, porém a retomada da indústria da construção acontece em um nível inferior ao da pré-pandemia e ao do mesmo período no ano passado.

Destaca-se o avanço, entre os principais problemas da construção, da falta ou alto custo da matéria-prima. O problema se tornou o maior da indústria da construção no terceiro trimestre de 2020, assinalado por 39,2% das empresas. No segundo trimestre, esse problema era apenas o 11º mais importante e foi assinalado por 9,5% das indústrias de construção.

Na visão de Elio, é o momento de repensar processos e custos, para um reinício com mais qualidade e menos perdas. “Altos investimentos em obras demandam complexidade no planejamento dos custos, gestão de prazos e controle de qualidade, oferecendo inúmeros riscos. É nesses processos, entre outros, que AWP integra-se com outras ferramentas como BIM, Agile e Lean Construction, minimiza perdas e mitiga riscos e prejuízo”, conclui.

Sobre a Verum Partners

A Verum Partners é uma empresa especialista em soluções inovadoras para gerenciamento de projetos de capital e infraestrutura, programas e portfólios. Desde 2017, atua no mercado brasileiro e América do Sul de forma estratégica, suportada pelas melhores ferramentas, tecnologia e práticas de gestão, além de profissionais altamente capacitados.

Desenvolve e aplica soluções inovadoras, pautadas em pessoas, processos e ferramentas, conectadas a parceiros estratégicos para otimizar e impulsionar os resultados dos projetos.

Na América do Sul, é pioneira no uso da metodologia AWP (Advanced Work Packaging), integração e soluções de BIM (Building Information Modeling), Lean e Ágil para promover a transformação cultural e digital de projetos de capital com foco na alavanca de resultados.

Sobre a Comunidade de Práticas AWP América do Sul

A Comunidade de Práticas AWP América do Sul é uma realização da Verum Partners em parceria com o Grupo ASI. Trata-se de um fórum para o fomento de informações relevantes sobre a metodologia AWP, implementada com muito sucesso, a partir do Canadá para todo o mundo.

Com representatividade na América do Norte e Europa, e agora na América do Sul, as comunidades visam também compartilhar conhecimento, incentivar a discussão e promover a adoção de metodologias estratégicas exclusivas para a maior eficácia do gerenciamento de projetos.

A participação de pessoas e empresas ligadas ao setor é aberta e gratuita.

Conheça mais sobre a Comunidade de Práticas AWP América do Sul no LinkedIn.

Fonte: Assessoria de Imprensa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.