Enjoy

Dia Internacional da Língua Portuguesa tem programação especial

O Museu da Língua Portuguesa promove durante este fim de semana (06 e 07/05) uma série de apresentações e programações culturais gratuitas em celebração ao Dia Internacional da Língua Portuguesa, comemorado em 05 de maio, tendo neste ano o tema “Língua e Canção”, sob a curadoria do historiador e músico Cacá Machado, com enfoque na variedade da língua portuguesa e do cancioneiro brasileiro nos mais diferentes gêneros musicais.

Direcionadas dentro de dois eixos temáticos, as ações se dividirão entre o “Cio da terra” – que fala sobre a tradição oral e vocação da língua portuguesa-brasileira em musicalizar os diversos aspectos da vida – e a “Máquina de ritmo” que reflete sobre como os ritmos brasileiros são elementos-chave na difusão e afirmação de uma tradição de pronúncia e dicção da língua e da canção brasileira.

Durante a programação, a MPB se fará presente na voz e violão do cantor Chico César, enquanto a música caipira terá destaque na apresentação de Suzana Salles e Lenine Santos, com o instrumentista Webster Santos.

Dentre as rodas de conversas programadas, o sociólogo brasileiro Mário Medeiros e a professora de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da USP, Rita Chaves, irão fala um pouco sobre a influência africana no português e na lusofonia, com participação especial do escritor e professor angolano Ondjaki.

Parte integrante das apresentações, a atriz Luah Guimarães, a percussionista Victória dos Santos e o compositor Cacá Machado, apresentarão um remix performático de literatura e canções da língua portuguesa, sob a direção de Vadim Nikitin, enquanto os ritmos originários do norte e nordeste brasileiro, ganharão espaço com os artistas Caçapa, Lirinha e os cantadores de embolada Antônio Caju e Rouxinol Pereira.

“Pensei a programação em três camadas. Uma primeira são as rodas de conversas, que chamamos aqui de ‘Conversas de botequim’, os shows: da música caipira ao funk de São Paulo, passando pelo rap e emboladas, e, por fim, duas performances junto ao público do Museu, trazendo as línguas dos povos originários e um remix da literatura e de canções da língua portuguesa. Enfim, o público terá uma ampla amostra da língua portuguesa contemporânea”, explica o curador do evento, Cacá Machado.

A programação completa do evento você confere no site oficial do evento.

Serviço

Comemoração do Dia Internacional da Língua Portuguesa
Local: Museu da Língua Portuguesa (Portão A – Estação da Luz, Centro – São Paulo/SP. Em frente à Pinacoteca).
Data: 05/05 das 11h00 às 19h00 | 06/05 das 11h00 às 18h00
Valor: Gratuito (Retirada de ingressos na bilheteria do museu)
Mais Informações: Site Oficial do Museu

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.