Hard News

De Olho na Obra | Concreserv

Neste primeiro episódio intitulado “O concreto do futuro e o futuro do concreto”, o C3-Clube apresenta o modo como o uso de traços especiais de concreto desenvolvidos exclusivamente para este empreendimento, tem garantido vários ganhos técnicos e de produtividade às obras do Parque Global.

Com foco na inovação, os concretos de alto desempenho produzidos em laboratório pela Concreserv em parceria com a BN Engenharia e o Profº Dr. Selmo Kuperman, visaram atender as exigências trazidas por este imenso projeto.

Pontuado entre os principais desafios superados, a concretagem de um dos principais blocos de fundação, realizada em 3 etapas de 1200 m³, demandou o emprego um concreto de Fck 50 Mpa, com dosagem especial com gelo e controle do calor de hidratação para garantir que o gradiente térmico do elemento ficasse dentro da temperatura máxima de até  18°C.

Apresentando uma alta volumetria, a concretagem desses elementos necessitou um estudo detalhado de logística, de modo a evitar interrupções no processo de execução. Mobilizando 70 caminhões betoneiras em 3 usinas diferentes, a entrega foi monitorada de perto pelo fornecedor em conjunto com a equipe técnica da BN Engenharia; um belíssimo trabalho em equipe que possibilitou uma concretagem dentro dos parâmetros técnicos solicitados pelos projetistas.

Com alturas que superam 140 metros, as torres residenciais do Parque Global também exigiram o uso de um concreto com alta trabalhabilidade, que facilitasse o seu bombeamento evitando o entupimento da tubulação de subida.

Para atingir o referido resultado, a Concreserv produziu em seu laboratório um traço aditivado exclusivamente com brita 1, obtendo um melhor adensamento sem prejudicar o módulo de deformação secante de 33,5 GPa.

Trazendo outra solução que agregou agilidade e economia ao projeto, a empresa fornecedora idealizou para os pisos do subsolo um concreto aditivado com fibras sintéticas que agilizam o processo de execução ao dispensarem o uso de telas de aço, reduzindo, ainda, os custos envolvidos.

Quer conhecer o Parque Global de perto? Então não perca o primeiro episódio do De Olho na Obra. Este, e muitos outros detalhes sobre a obra, você acompanha somente aqui, na mais nova websérie do C3-Clube!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.