Mercado

Construção enxuta ganha destaque no Lean Summit 2023

Criada em 1940 pela fabricante automotiva Toyota, a metodologia Lean tem como conceito simplificar operações de empresas tornando-as mais eficientes, e para se manterem competitivas e saudáveis financeiramente diversas empresas do segmento AEC têm buscado implantar modelos de gestão enxuta baseados nos conceitos Lean.

Refletindo o aumento da adesão das organizações à referida metodologia, a edição deste ano do principal evento presencial da comunidade Lean brasileira, o Lean Summit, teve ampla participação reunindo mais de 1.500 pessoas, em São Paulo.

Promovido desde 1998 pelo Lean Institute Brasil, o Lean Summit 2023 foi realizado no World Trade Center São Paulo e contou com palestras de 70 empresas que atraíram grande parte dos participantes que também puderam interagir e tirar dúvidas com os palestrantes durante o evento no espaço Meet and Greet.

 “Este ano, um dos destaques de público foram as construtoras, incorporadoras e gerenciadoras com o dobro de participantes de sua última edição, em 2018, que vieram em busca dos cases de empresas do segmento que se apresentaram no palco do evento”, afirma o gerente de projetos do Lean Institute Brasil, Renato Mariz.

Segundo Moriz, as construtoras palestrantes mostraram como estão focadas na inovação, tendo o lean thinking como base de suas estratégias e processos: “A construção pode perceber o quão amplo é o potencial do lean para alavancar a empresa e os participantes puderam [durante o evento] aprender e aprofundar o seu conhecimento com diversos outros setores do mercado e temáticas abordadas”.

Presente entre os palestrantes do setor construtivo, a HTB Engenharia e Construção apresentou durante o evento o Sistema HTB de Gestão de Obras (SHGO) desenvolvido com base nas diretrizes do Lean Construction, e o case da sua utilização nas obras do Aeroporto de Porto Alegre. Conectando o Lean Digital a Construção, o SHGO emprega diversas ferramentas para solucionar problemas específicos.

“Como próximos passos na nossa jornada teremos uma contínua aceleração no processo de inovação, renovação dos multiplicadores internos e uso do Lean desde a fase de propostas até o pós-obra”, contou o superintendente técnico da HTB, Thomas Martin Diepenbruck.

 

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.