Mercado

BRT de Curitiba é eleito um dos projetos mais influentes do mundo

A Bus Rapid Transit (BRT), aparece em 33º lugar, ao lado de iniciativas que moldaram transformações globais

 

De acordo com o Instituto de Gerenciamento de Projetos – o Project Management Institute (PMI), uma organização global com presença em mais de 160 países, a Rede Integrada de Transporte de Curitiba foi listada como um dos 50 projetos mais influentes dos últimos 50 anos no Project Management Institute.

A Bus Rapid Transit (BRT), aparece em 33º lugar, ao lado de iniciativas que moldaram transformações globais como a World Wide Web e o Projeto Genoma. Segundo o instituto, que tem sede na Pensilvânia, nos Estados Unidos, a seleção dos projetos se deu a partir de seu sucesso na proposição de boas soluções de fácil replicabilidade nas mais diferentes áreas.

O sistema curitibano chegou a influenciar mais de 200 outras cidades, que adotaram a mesma lógica de mobilidade implantada durante a gestão do ex-prefeito Jaime Lerner, nos anos 1970. Idealizada sob o comando do arquiteto e urbanista Carlos Ceneviva, com atuação de diversos outros arquitetos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, a rede de transportes é usada como exemplo até hoje.

De acordo com o político, arquiteto e urbanista brasileiro, Jaime Lerner, a rede integrada ainda é um sucesso e um exemplo internacional. “Os mais de 200 municípios que implantaram sistemas semelhantes estão operando bem até hoje, em cidades como Seoul, Bogotá e a Cidade do México. Foi um grande avanço e continua sendo, porque é rápido e o custo é muito menor do que qualquer sistema enterrado”, diz.

Numa relação que inclui desde a Wikipedia e a pesquisa do Google até as franquias de cinema Harry Potter e Star Wars, a seleção do Project Management Institute compila as iniciativas que mais instigaram mudanças ao redor do mundo, em diferentes áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *