Imagem: Free Pik_ Divulgação
A construção civil está passando por uma transformação significativa com a adoção de tecnologias avançadas que otimizam processos e aumentam a eficiência. Entre elas está a Building Information Modeling (BIM), a modelagem digital que centraliza todas as informações do projeto em um ambiente 3D e permite uma integração completa entre as disciplinas envolvidas.
Alguns dos principais benefícios de se utilizar o BIM é assertividade, rapidez na tomada de decisões estratégicas de obra e projeto. Com base nessas vantagens, a DGS Engenharia implementou este ano a metodologia em todos as obras executadas.
“A metodologia vem redefinindo os padrões de qualidade e assertividade dos projetos desenvolvidos pela nossa equipe”, diz o engenheiro civil Wellington Siqueira, sócio-diretor da DGS Engenharia. “Essa mudança não apenas elevou o nível dos serviços, mas também ampliou nosso alcance no mercado, pois possibilitou a conquista de novos clientes em diversas áreas do setor”.
O BIM oferece uma abordagem integrada para a concepção e gestão de projetos, unificando informações em modelos digitais tridimensionais. De acordo com o engenheiro, desde então, passou-se a resolver conflitos de projeto antes mesmo da execução, gerando economia de custos associados, além de eliminar retrabalhos. Além disso, desde que a DGS começou adotar esse tipo de metodologia, com a visualização detalhada e as análises de performance, foi possível entregar soluções mais inteligentes e alinhadas às expectativas dos clientes.
Imagem: Free Pik_ Divulgação
“Ao longo do processo de implementação, investimos em capacitação técnica e reestruturação de nossos fluxos de trabalho, garantindo que a tecnologia fosse totalmente integrada à nossa operação”, acrescenta Wellington Siqueira. Essa dedicação, segundo ele, resultou em projetos precisos, desde a fase conceitual até a etapa de execução, o que gerou confiabilidade nas estimativas de custos, prazos e materiais. “Evoluímos tecnologicamente e nos posicionamos como parceiro estratégico para clientes que buscam inovação e excelência no setor”.
Para além da qualidade, a adoção da modelagem da informação ampliou ainda a capacidade de atuação da empresa, que passou a executar projetos multidisciplinares e complexos. Com a integração de equipes e disciplinas em um único ambiente colaborativo, conseguiu-se, por exemplo, atender demandas não só no setor residencial, como também comercial, industrial e de infraestrutura.
O engenheiro da DGS Engenharia diz estar confiante de que o BIM continuará a desempenhar um papel crucial na evolução da construção civil, especialmente à medida que a indústria caminha em direção à sustentabilidade e à eficiência operacional. “Para nós, a implementação desta tecnologia não é apenas um marco, mas compromisso com a inovação contínua e a busca por entregar projetos que excedam as expectativas de nossos clientes e contribuam para o desenvolvimento do setor como um todo”, finaliza.