A Construide, organização não governamental, tem ganhado destaque nos últimos anos por seu impacto social. A missão é erguer moradias para famílias em situação de vulnerabilidade social. Com mais de 100 casas entregues a entidade já impactou a vida de mais de 30 mil pessoas.
Por acreditar no projeto e na importância de ações sociais, junto com a ONG, a SCA Jardim Europa já participou da reforma de vários lares brasileiros, com a geração de acomodações dignas. Os planejados da marca deram forma a instalações especiais para cozinhas, banheiros, dormitórios e mobílias para a sala.
Imagem: Divulgação_SCA Jardim Europa
“Assim como nós, mais empresas e profissionais dos segmentos de arquitetura e construção podem fazer parte dessa grande rede de amor e utilizar o setor como ferramenta de transformação social”, enfatiza Karina Alonso, diretora da SCA Jardim Europa.
O projeto Construide
Fundado pelo arquiteto e empresário Bruno Bordon, o projeto teve início em 2017, depois de uma viagem missionária ao Piauí. Durante a passagem pelo local, o profissional foi tocado pela realidade de uma família que vivia em condições extremamente precárias. Imediatamente sentiu que precisava fazer algo para ajudar aquelas pessoas. Na sequência, por meio das redes sociais, o arquiteto conseguiu angariar fundos para a ONG que, desde então, tem oferecido moradias para quem mais necessita.
Imagem: Divulgação_SCA Jardim Europa
Com sede em Osasco, Grande São Paulo, a Construide já apoiou a construção de casas em diversos estados brasileiros, como Bahia, Amazonas e Minas Gerais. Para conseguir ajudar cada vez mais pessoas, o arquiteto Bruno padronizou os projetos das casas, o que reduz custos e diminui desperdícios de materiais.
Para conseguir a ajuda, a família deve atender a alguns critérios, entre os quais possuir terreno próprio, legalizado e localizado no estado de São Paulo. O primeiro passo é verificar se a família cumpre com todos os requisitos necessários. Depois disso um formulário disponível no site da ONG deve ser preenchido, permitindo que a equipe realize a triagem daqueles que mais necessitam de ajuda.
Imagem: Divulgação_SCA Jardim Europa
Um dos maiores desafios enfrentados pela Construide é a captação de recursos financeiros para continuar o trabalho. A maior parte das parcerias são feitas com empresas da construção civil, embora a ONG também conte com o apoio de doações individuais e de pessoas jurídicas de outros setores.