Negócios

Edifício Algarve, em Campinas (SP), supera desafios de cronograma e mão de obra com o uso do sistema Topec®SH

Foto: Divulgação_SH

Em fase de construção pela Direcional Engenharia  em parceria com a SH, o Edifício Algarve, na região de Campinas, interior de São Paulo, tem cronograma desafiador de 22 meses. O empreendimento é formado por duas torres residenciais, compostas por 144 unidades, sendo seis apartamentos por andar.

O empreendimento pode ser considerado um marco em eficiência e inovação em obras de grande porte, em função da montagem das lajes com o uso do Topec®SH. A execução, cujo início foi há pouco mais de 10 meses, envolve uma diversidade de contenções e tipos de fundações, o que torna o processo mais complexo. 

Além do cronograma apertado, logo no início dos trabalhos a construtora teve de enfrentar escassez de mão de obra qualificada. Isso porque muitos dos trabalhadores nunca tinham utilizado o sistema Topec®SH, adotado pela empresa, que exigiu um treinamento adequado e intensivo da equipe. 

Soluções implementadas 

Foto: Divulgação_SH

Especialista no fornecimento de formas, andaimes e escoramentos, a SH forneceu cerca de 130 toneladas de equipamentos para a obra que, além do sistema Topec®SH citado, incluiu o modelo convencional de escoramento. 

Segundo Alexandre Souza, gestor de contratos da SH, a solução trouxe inúmeros benefícios ao projeto. Comparado ao escoramento convencional, que utiliza cerca de 15 itens, o sistema Topec®SH simplifica o processo por empregar apenas três itens principais: escora, suporte e painel. “Essa simplificação resultou em montagem de laje muito mais rápida e eficiente, o que permitiu um assoalhamento a cada três dias, mesmo com equipe formada por apenas 14 trabalhadores”, afirma.  

Além da eficiência na montagem, o sistema fornecido também se destacou pela sustentabilidade. O material utilizado é praticamente 100% reutilizável e renovável. Com isso, reduziu-se significativamente o desperdício de materiais, além de contribuir com a limpeza do canteiro de obra. 

Resultados 

De acordo com André Santos, supervisor de assistência técnica da SH, essa parceria permitiu que o projeto Algarve alcançasse altos níveis de produtividade e qualidade. O sistema Topec®SH não só facilitou a execução dentro do cronograma apertado, mas também ofereceu vantagens em relação à eficiência operacional. 

“Este projeto é o exemplo de como investimentos em inovação e tecnologias avançadas transformam desafios complexos em sucessos notáveis na construção civil”, finaliza Santos.

 Para mais detalhes sobre a execução desta obra e os benefícios do sistema Topec®SH, assista ao vídeo completo no YouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.