Negócios

ArcelorMittal investe em construção modular

O Açolab Ventures – fundo de gestão constituído pela ArcelorMittal para acelerar startups – anuncia um novo investimento em 2022. Desta vez, trata-se da construtech Modularis Offsite Building. Com planta industrial em Itupeva, no interior de São Paulo, e mais de 12 anos de atuação no mercado brasileiro, a empresa de construção modular é a mais nova parceira da produtora de aço.

“A ArcelorMittal está em sintonia com as tendências globais e pensando no futuro da construção civil. Esse novo investimento fortalece ainda mais o ecossistema de inovação, tornando-o ainda mais competitivo e conectado com as demandas das pessoas e do planeta. O aporte reforça o nosso compromisso com desenvolvimento do país”, avalia Marcelo Marino, VP Comercial e Metálicos da ArcelorMittal Aços Longos. Até o momento, o Açolab Ventures, que é gerido pela Valetec Capital, investiu em outras três startups: a Agilean (também da construção civil), Sirros (focada em IOT) e uma energytech (a ser divulgada em breve).

“A sinergia tecnológica e comercial assim como o alinhamento de propósito e condutas fizeram da ArcelorMittal o parceiro ideal para impulsionar nosso crescimento. Não somente para o mercado residencial e de hotelaria, mas também outras aplicações onde já atuávamos como lojas de varejo e escritórios e facilities industriais”, revela Paulo Salvador, CEO da Modularis.

De acordo com Eduardo Fares Zanotti, Vice-Presidente Comercial Aços Planos da ArcelorMittal, o objetivo com a parceria é criar um ecossistema para que as soluções em aço sejam efetivamente um diferencial competitivo para o negócio. “A nova parceria reforça a ampla atenção da ArcelorMittal em se aproximar de empresas que incorporam a inovação tecnológica e gestão, que buscam o aumento de produção e o aprimoramento do desempenho da atividade construtiva”, explica.

Construção modular- A construção offsite consiste na fabricação de soluções profissionais, lojas de varejo e residências em ambiente controlado. Uma vez fabricados eles são transportados até local definitivo onde são encaixados e finalizados. Essa técnica construtiva vem ganhando espaço na construção civil em todo o mundo pois racionaliza a obra e acelera a entrega em até metade do tempo com economia significativa de materiais.

O uso dos recursos do fundo de gestão consolida o plano de crescimento da Modularis Offsite Building. Os investimentos serão direcionados para pesquisa, inovação e a inauguração de uma segunda fábrica em 2023 que vai viabilizar os vários projetos residenciais e hoteleiros em negociação.

O Açolab Ventures é a evolução de uma estratégia potencializada com a criação do primeiro laboratório de inovação do setor siderúrgico do mundo, o Açolab, que completou quatro anos em 2022. As startups selecionadas pelo fundo de gestão relacionam-se às áreas de Siderurgia, Mineração, Construção Civil, Indústria, Sustentabilidade, Logística, Comercial, Varejo e Distribuição.

Parceria – A parceria entre a ArcelorMittal e a Modularis Offsite Building foi iniciada há 18 meses por meio de um acordo de cooperação técnica e comercial que culminou com o desenvolvimento de um protótipo residencial o MGuestHouse além de vários estudos e pesquisas de engenharia, e racionalização do uso do aço.

“A expectativa com a chegada de um novo sócio é aproveitar as sinergias de negócios, gestão e governança. Com a ArcelorMittal vamos também usufruir da cultura de empreendedorismo do Açolab e de todo o ecossistema de inovação aberta da ArcelorMittal. Com isso, pretendemos triplicar nosso faturamento em 2023”, destaca Marcelo Dória, acionista membro do Comitê Executivo da Modularis Offsite Building.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.