Livros são sempre bem-vindos e a cidade de São Paulo possui diversas livrarias, muitas delas especializadas no seu segmento de atuação, que são verdadeiros oásis culturais.
Selecionamos algumas que com certeza merecem uma visita toda especial.
Livraria Eiffel
Inaugurada esta semana, a livraria Eiffel não poderia estar situada em outro espaço senão em um edifício recheado de história. O Edifício Eiffel, projetado por Oscar Niemeyer e Claudio Lemos em 1953, agora abriga no seu piso térreo um acervo de 2.500 títulos entre nacionais e importados de arquitetura, urbanismo, design gráfico, desenho industrial e paisagismo. Também conta com raridades, garimpadas pelo proprietário da loja.
Livraria Eiffel – Praça da República, 183
Livraria no Reserva
Referência para os cinéfilos, o Reserva Cultural se desta na cena de São Paulo por conta da seleção minuciosa de títulos com o trabalho de curadoria do produtor artístico Vitor Daneu e com foco em pequenas editoras bem atuantes. Nas prateleiras também é possível encontrar DVDs de filmes de arte e cartazes de filmes para decoração de casas e escritórios de cinéfilos.
Reserva Cultural: Avenida Paulista 900, térreo baixo. A livraria fica aberta todos os dias, das 12h às 21h.
Lovely House – Casa de Livros
Uma casa de livros e não haveria outro nome mais correto para chamar a Lovely House, este local tão único, afinal o espaço idealizado por Luciana Molisani e José Fujocka, desde a sua inauguração, em agosto de 2018, o espaço abriga lançamentos e pequenos encontros com autores(as) ou convidados(as) especiais com a intenção de discutir processos criativos, articular ações culturais e debater a produção de vanguarda, com publicações nas áreas de arte, fotografia e design.
Lovely House: Rua Augusta, 2690 Galeria Ouro Fino – 2º andar
Livraria Zaccara
Inaugurada em 2007, mais que uma livraria é ponto de encontro de escritores. O dono, Lucio Zaccara, promove lançamentos, clubes de leitura e até peças de teatro, sempre em clima de amigos. O local tem livros, apenas em português, e um pequeno acervo de vinis, CDs e DVDs. Flores naturais e obras do capista Hélio de Almeida estão espalhados por todos os cantos do sobrado, que reserva sofás e uma agradável varanda no segundo andar.
Livraria Zaccara : R. Cardoso de Almeida, 1356 – Perdizes