Pisos para pequenos espaços – Grande parte dos apartamentos ofertados no momento tem como característica comum a metragem reduzida. Entre as vantagens e desvantagens de morar em pequenos espaços, algumas estratégias podem ajudar no momento de decorar o ambiente, trazendo uma sensação de bem-estar.
Além de cores claras, móveis funcionais e bem planejados, o piso tem uma função preponderante para criar o impacto visual necessário, trazendo a sensação de amplitude para o ambiente.
O mercado possui diversos tipos de pisos e todos podem atender às suas necessidades. Vale a pena conhecer as vantagens de cada um.
Laminados de Madeira
O laminado de madeira é uma boa escolha para quem busca ambientes aconchegantes e que oferecem bastante conforto térmico. Como em sua maioria eles recebem impermeabilização na sua fabricação, ganhando uma cobertura protetora, é a opção certa para quem tem crianças em casa, já que é de fácil manutenção. Para ampliar espaços, coloque as tábuas no sentindo que deseja alongar o ambiente, criando assim uma ilusão de ótica.
Piso frio ou porcelanato.
Totalmente clean e com uma gama de tamanhos, texturas e cores que deixarão você encantado com as infinitas possibilidades de uso. Apesar do custo mais elevado, o resultado também é diferenciado. Você ainda pode optar por pisos foscos ou brilhantes, imitando pedra ou madeira. Para dar a sensação de amplitude o ideal é usar o mesmo piso na sala e na cozinha, dando o sentido de unidade. Usar uma mesma cartela de cores, de preferência com cores claras, é ideal para o projeto. Já com casas onde tenham crianças ou animais, pantones na linha do bege pedem menor manutenção. A desvantagem é o fato de que este tipo de piso não retém o calor. Vale adicionar alguns tapetes ao seu projeto.
Piso vinílico.
Originalmente produzidos para ambientes específicos como academias e hospitais, o piso vinílico lembra uma cobertura plástica. Fabricado a base de PVC, pode ser encontrado em mantas ou fitas. Ele abafa mais os ruídos, conserva a temperatura e é antialérgico. Indicado para quem possui animais de estimação, tem melhor resistência a água, porém risca com maior facilidade. Sua instalação é bastante rápida e pode ser através de encaixe ou pisos colados. Caso pretenda aplicar sobre outro piso, vale a consulta a um profissional para avaliar altura das portas, abertura e também questões como ruídos e segurança.
Seja qual for a escolha, tenha certeza que a tecnologia está a nosso favor, quando o assunto é piso. As industrias cada vez mais buscam produtos diferenciados, que tragam praticidade, durabilidade e conforto aos projetos.
Mas tão importante quanto a escolha do piso é a escolha do profissional que irá aplicar este material. O profissional capacitado consegue realizar o trabalho de forma rápida e limpa, trazendo ganho de tempo e custo para todos.
No próximo mês o Conexões Live irá realizar um debate sobre o sistema de instalações para revestimentos resilientes, com os principais nomes do mercado. Quer saber mais?