C3 Clube Negócios

4 ambientes da SCA Jardim Europa na CASACOR 2024

CASACOR 2024

Foto: Stephen Coles | Flickr

A CASACOR São Paulo 2024, maior evento de arquitetura, design e paisagismo das Américas, chega à 37ª Edição revelando o que há de novo nestes segmentos e quais serão as tendências para os próximos anos. E a SCA Jardim Europa participa mais uma vez da mostra, sendo destaque em quatro ambientes. São eles: Ecos do Passado, assinado por Renan Altera, à frente do escritório Altera Arquitetura; Refúgio Ancestral (Bar Caracol), por Gabriela Prado; Cozinha Torno, da Mandril Arquitetura, sob o comando de Bruno Reis e Helena Kallas, e a Cabana do Lago, projetada por Paulo Azevedo.

O evento acontece, pela terceira vez, no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073, em São Paulo, e recebe 75 projetos, ocupando um total de 9 mil m² de área construída, ancorados pelo tema “Do presente, o agora”. 

Veja os quatro espaços com mobiliário e soluções da SCA Jardim Europa.

Ecos do Passado – Altera Arquitetura

CASACOR 2024 CASACOR 2024

Fotos: Mariana Orsi

Em total consonância com o tema da CASACOR 2024, o loft multifuncional de 71 m² assinado pelo arquiteto Renan Altera, do escritório Altera Arquitetura, foi batizado de Ecos do Passado, projeto que navega por diferentes períodos históricos, oferecendo uma verdadeira jornada arquitetônica. De acordo com o profissional, o conceito do loft tem como objetivo refletir sobre a herança deixada pelos antepassados e a influência que ela desempenha sobre o presente.

Os espaços do loft são divididos em living, cozinha, lounge da lareira e vinho, quarto e um banheiro spa, sendo que todo o mobiliário (painéis, closet etc.) foi executado pela SCA Jardim Europa. Vale destacar a claraboia feita de melamínico no acabamento Rovere Cacao, que simula a entrada de luz natural e cria uma atmosfera acolhedora. O mesmo material se estende para os painéis e a estante da sala de estar. Na cozinha, o arquiteto apostou no duo de armários nos tons de verde, cinza e amadeirado. Por último, no quarto, há o closet Clorofila, com um conceito aberto do piso ao teto, feito sob medida para o projeto e na mesma cor da parede.

Refúgio Ancestral – Gabriela Prado 

CASACOR 2024 CASACOR 2024

Fotos: Mariana Orsi

Buscando homenagear a clássica construção paulista, o Conjunto Nacional, a arquiteta Gabriela Prado trouxe uma reinterpretação no uso dos vitrais em seu projeto do Bar Caracol, denominado Refúgio Ancestral. Em sua estreia na CASACOR, ela ressignificou esse elemento e lhe deu uma leitura moderna, instalando-o no teto.

No bar, eles reaparecem e separam o par de estantes no acabamento Rovere Carbone, executados pela SCA Jardim Europa, e elaborada cuidadosamente para expor as bebidas. Enquanto isso, o painel ripado curvo em melamínico oferece movimento e fluidez ao revestir duas das paredes do bar, convidando ao acolhimento e à sensação de bem-estar.

“Queríamos que os visitantes se sentissem confortáveis para desfrutar do bar, então todo o layout foi projetado sob medida. Para trazer dinamismo ao espaço, que originalmente tinha formas quadradas, criamos um desenho orgânico no piso, com três tipos de revestimentos em dois tons de cinza e um de azul”, explica Gabriela Prado. Nas paredes, um painel ripado curvo proporciona uma sensação de movimento, revestindo duas das paredes do bar.

Cozinha Torno – Mandril Arquitetura

CASACOR 2024 CASACOR 2024

Fotos: Mariana Orsi

Inspirado no trabalho artesanal com cerâmica, a Cozinha Torno é o projeto do arquiteto Bruno Reis e da designer de interiores Helena Kallas, da Mandril Arquitetura, para a CASACOR 2024. Estreantes da mostra, a realização deste sonho para a dupla veio com a transformação de um espaço de 55 m² em uma cozinha marcada por formas curvas e arredondadas, cuja inspiração partiu da experiência vivida por ambos com a modelagem do barro, o que resultou no nome do projeto que remete ao torno, instrumento usado para esta atividade.

Todos os armários são da SCA Jardim Europa, que apostou nas linhas curvas, como a que embala a coifa e as laterais do armário da ilha, a fim de representar o torno. A marca de mobiliário também teve o cuidado de desenvolver portas sem puxadores, proporcionando uma estética mais clean e minimalista. Toda a marcenaria traz o tom Canapa, que propicia leveza ao projeto.

Segundo Bruno Reis, participar da CASACOR é potencializar o que acontece na rotina do escritório. “Nosso trabalho começa no acolhimento ao cliente e entrega a ele um universo de novas possibilidades a partir do morar. Aqui, será igual só que para um público maior e heterogêneo”, diz o arquiteto. “Queremos despertar nos visitantes uma vontade de ficar no espaço, de permanência, e que possam assim relembrar de momentos especiais ao redor da mesa, o estar em família, dos encontros afetivos”, completa a designer de interiores Helena Kallas.

Cabana do Lago – Paulo Azevedo 

CASACOR 2024 CASACOR 2024

Fotos: Mariana Orsi

Uma distante cabana aninhada nas montanhas feita para um casal que desejava deixar o clima austero para trás e viver em seu próprio “santuário particular”. Essa ficção originária da imaginação do arquiteto e urbanista Paulo Azevedo norteou a concepção do seu projeto para a CASACOR 2024.

Das cores com referências “folk ” até os padrões de estamparia tradicionais e texturas cruas, tudo conta uma história de memórias. O prazer pelo colecionismo do casal fictício permeia o ambiente, formado por um hall de entrada, uma sala de estar e de TV com lareira e um home-office.

Em meio às texturas, o mobiliário da SCA Jardim Europa trabalhou tons sóbrios e um design mais clássico, ressaltando uma estética retrô e ao mesmo tempo atemporal. Um convite para entrar e se aquecer em uma noite de inverno. As paredes pintadas com cores suaves que vão do marfim ao amarelado evocam serenidade, enquanto os padrões tradicionais da estamparia, como florais, listrados e xadrezes, perfumam nostalgia. “O projeto da Cabana do Lago não se propõe a criar tendências, mas sim a celebrar as histórias que moldam nossas vidas e nos lembram da beleza encontrada nas coisas simples”, conta Paulo Azevedo.

A visitação na CASACOR São Paulo segue até 28 de julho, de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingos e feriados, das 11 às 19h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.