Conexões

24° Evento Conexões traz BIM como tema principal

Cumprindo com a sua missão de estimular a inovação e gerar conteúdos técnicos de qualidade para o setor AEC, o C3-Clube da Construção Civil realizou nesta quinta-feira (22/06) a 24ª edição do evento Conexões, com o patrocínio da Kingspan Isoeste, abordando o tema “O Futuro da construção passa pela tecnologia BIM”.

Com horário de chegada programado para às 7:30, os convidados do evento foram recebidos pela equipe de atendimento do C3-Clube no salão térreo do Espaço de Eventos Experience Lounge – EL com um delicioso café da manhã de boas-vindas.

Às 8:00 no salão principal do andar superior, o Presidente Rodolfo Zagallo convidou os painelistas a se dirigirem aos seus lugares ao mesmo tempo que pontuava os últimos detalhes com o mediador do evento, o Sr. Daniel Toledo, sócio da KV Arquitetura.

Conduzidos ao salão principal, os mais de 50 participantes foram se assentando enquanto a projeção do telão exibia as imagens do patrocinador master do evento, Kingspan Isoeste.

Após todos se acomodarem, Zagallo abriu a programação cumprimentando os associados e convidados e apresentando os patrocinadores e apoiadores que possibilitaram que o evento ocorresse. Em seguida o Presidente do C3 compartilhou um Pitch do clube, que se apresenta como um projeto multiplataforma com o objetivo de reunir e promover a integração entre os grandes players do mercado de arquitetura, engenharia e construção.

Finalizada as considerações iniciais, a palavra foi passada ao mediador do evento que destacou a relevância que o tema BIM possuí para o setor, e a necessidade do mesmo ser debatido de modo amplo e transparente buscando soluções para as barreiras existentes para a adoção e popularização da tecnologia.

Após a sua fala de abertura, Daniel realizou uma breve introdução dos 4 painelistas e do palestrante do evento, Sócio fundador do IDEAC, André Gertsenchtein, que iniciou o ciclo de apresentações falando sobre a relevância que o uso das ferramentas BIM possui na mitigação de riscos e disputas judiciais em contratos de construção. Com sua vasta experiência no campo das disputas arbitrais, o Sr. Gertsenchtein explanou sobre as causas mais comuns de disputas em empreendimentos construtivos, destacando a importância que a apresentação de dados e provas possui no julgamento de disputas e como o uso das ferramentas BIM promovem a geração vasta de registros bilaterais entre contratante e contratada que podem ser usados como provas em impasses e lides judiciais.

Prosseguindo com a programação do evento após a palestra de abertura, foi a vez da Arquiteta da MPD Engenharia, Lígia Pires, falar sobre o uso do BIM na incorporação imobiliária e suas aplicações nos processos e fluxos produtivos de incorporação e construção. Em sua exposição, Lígia trouxe o case da MPD apresentando os ganhos em produtividade que a empresa obteve com a adoção da referida tecnologia – possibilitando a extração de quantitativos, a integração dos setores técnicos de engenharia e a antecipação de decisões – além da melhora de comunicação com os clientes, ao desenvolverem soluções baseadas em BIM para a entrega dos Manuais do Proprietário com realidade aumentada.

Finalizada a apresentação de Ligia, o Diretor Técnico da Kingspan e segundo painelista do evento, Rafael Zacarias, iniciou a sua apresentação falando sobre como as indústrias tem se beneficiado com o uso da tecnologia BIM, citando o exemplo da Kingspan Isoeste que passou a elaborar orçamentos por meio de modelos 3D que já geram objetos virtuais em BIM com as dimensões e padrões específicos para input nos maquinários de fabricação dos painéis, além da gestão dos serviços de execução e montagem.

Ao concluir a sua exposição, Rafael passou a palavra para o BIM Manager e Chefe do Setor de Tecnologia da Construção da CTCEA, Carlos Dias, que abordou de forma muito apropriada sobre o Opem BIM e a importância da interoperabilidade na gestão da informação. Em seu discurso, Carlos Dias apresentou conceitos importantes sobre Open BIM e o arquivo IFC, esclarecendo ainda, a diferença entre Interoperabilidade e compatibilidade. Segundo o BIM Manager, é muito difícil existir um software que abranja todos os processos em todos os ciclo de vida da obra, por isso é necessário garantir que a informação que sai de um programa faça input em outro de modo correto e claro; somente deste modo é possível evoluir do chamado Little BIM (um BIM restrito à uma empresa ou setor dela), para o Big BIM (um BIM que transita informações entre várias empresas, setores e plataformas diferentes).

Encerrando o ciclo de apresentações, a Gerente de Projetos e BIM Manager Internacional, Priscila Castro, trouxe o case de sucesso da Sinco Engenharia na construção do Cantareira Norte Shopping projetado em sua integralidade com a metodologia BIM, expondo os principais desafios e ganhos obtidos com a adoção desta tecnologia neste projeto de grande porte. Durante seu discurso, Priscila destacou a importância que o comprometimento das pessoas envolvidas no empreendimento teve para garantir que as ferramentas BIM empregadas fossem alimentadas adequadamente com informações ao longo da construção, bem como o envolvimento e integração entre todos os projetistas e gestores do projeto que possibilitou a execução da obra exatamente conforme planejado e especificado pelas ferramentas BIM.

Após o término dos painéis, Daniel Toledo apresentou as suas considerações sobre tudo o que foi falado, parabenizando a todos os expositores pelas brilhantes apresentações sobre o tema principal. Em seguida, Daniel passou para etapa de debates abrindo a oportunidade para que os presentes pudessem realizar perguntas aos painelistas e ao palestrante.

Com ampla participação de todos no salão, os presentes aproveitaram o momento para esclarecerem as suas dúvidas sobre o assunto, ao mesmo tempo contribuírem com suas observações no debate de 1:30.

Concluído o momento de perguntas, Daniel Toledo agradeceu a presença de todos, afirmando que, na sua visão, o evento atingiu com excelência o objetivo proposto de aprofundar mais a discussão sobre o BIM colaborando para a que o seu uso se torne cada dia mais amplo, sendo este um caminho sem volta para o setor.

Passando a palavra para Zagallo, o Presidente do C3-Clube também se mostrou grato aos presentes e convidando a todos para novamente descerem ao salão de entrada para participarem de um Bruch de encerramento da manhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.