Colunistas Paulo Oliveira

WELCOME FUTURE!!! – POR QUE CONSTRUÇÃO MODULAR?

1. FUNDAMENTOS DA CONSTRUÇÃO MODULAR

 
Nesta abordagem sintética, não destacaremos os problemas já bem conhecidos da construção tradicional. Abordaremos as razões das grandes consultorias globais apontarem a CONSTRUÇÃO MODULAR como uma solução para estes problemas.

Temos defendido a tese que as bases da CONSTRUÇÃO MODULAR são a PRÉ-CONSTRUÇÃO e a FAST-CONSTRUCTION. Estes dois pilares são os grandes responsáveis em garantir o uso de metodologia e ferramentas apropriadas para transformar o setor de construção numa “fábrica de obras”, ou seja, numa indústria moderna e eficaz. O principal foco é a concentração do máximo possível de atividades off-site, ou seja, produção em ambiente controlado, com processos padronizados, minimizando ao máximo as atividades on-site, ou seja, no canteiro de obras.

Afinal, de acordo com a McKinsey (junho de 2019), no relatório “Modular Construction: from Projects to Products”, com a CONSTRUÇÃO MODULAR, através dos conceitos e princípios anteriormente destacados é possível a previsibilidade de custos e prazos, algo muito raro de se obter na construção tradicional. Segundo este mesmo relatório, é possível:
– A compactação dos prazos em até 50%; 
– A redução do custo em até 20%.

Apesar destes percentuais se mostrarem bastante atrativos, a experiência demonstra que para projetos que exploram trabalho de PRÉ-CONSTRUÇÃO competente, trabalho de logística e supply chain de alto nível e ainda, com a escala apropriada, a CONSTRUÇÃO MODULAR, potencialmente, pode ir muito além disso!
Outra característica da CONSTRUÇÃO MODULAR é a redução de riscos, de desperdícios e de retrabalho. Nos produtos obtidos através de bom design e de engenharia inteligente, a minimização de custos de operação e de manutenção são consequências desta modalidade da construção industrializada.

2. PERSPECTIVAS E PROJEÇÕES


No âmbito das perspectivas, vale a pena destacar as conclusões e projeções abaixo:

 

3. VANTAGENS DA CONSTRUÇÃO MODULAR

 
De forma sumária, podemos destacar as seguintes vantagens da CONSTRUÇÃO MODULAR:
1.Maior controle do projeto e da construção;
 
2.Rapidez, previsibilidade e segurança da entrega, ou seja: garantia do cumprimento de custos e prazos;
 
3.Maior tecnologia e inovação nos produtos;
 
4.Concentração de atividades em ambiente industrial (off-site):
 – Fabricação em linha de montagem;
 – Processos padronizados e controlados;
 – Alta produtividade e economia de escala;
 – Maior segurança;
 – Menor consumo de água e de energia para a produção.
5.Montagem rápida (on-site):
 – Compactação do tempo de construção;
 – Minimização de atrasos decorrentes de condições climáticas;
 
6.Maior flexibilidade e adaptabilidade às necessidades dos clientes:
 – Novos espaços e módulos podem ser facilmente agregados;
 
7.Qualidade e desempenho superiores:
 – Redução de riscos, desperdícios e do retrabalho;
 – Redução dos custos de operação e manutenção;
 
8.Edificações mais eficazes e sustentáveis:
 – Maior eficiência hidro-energética;
 – Emprego de materiais recicláveis;
 – Menor emissão de gases de efeito estufa;
 – Menor geração de poeira e resíduos;
 
9.Portabilidade:
 – Facilidade de desmontar e de remontar a edificação em outro local, se o projeto for desenvolvido considerando esta necessidade;
 

10.Novas perspectivas para o mercado imobiliário são criadas.

CONCLUSÕES:


As vantagens da CONSTRUÇÃO MODULAR sobre a construção tradicional são consideráveis. Este sistema construtivo tem potencial para transformar a construção numa indústria moderna e eficaz, compactando substancialmente os prazos de projeto e construção, gerando ainda produtos de melhor qualidade e desempenho.

A redução do desperdício (80% menos do que a construção tradicional, indica uma redução de custo de 20% em relação à construção tradicional. Contudo, a redução de custo pode ir muito além disso considerando-se os ganhos de produtividade, a redução de custos administrativos e de gestão e ainda, dos custos com retrabalho, manutenção e operação.

A compactação dos prazos em até 50% e a redução do custo em até 20% são extremamente atrativos, mas podem ser maiores dependendo da qualidade do trabalho de PRÉ-CONSTRUÇÃO e da escala de produção.

No Brasil, há iniciativas e empresas competentes em CONSTRUÇÃO MODULAR. Investir neste caminho, já abraçado por alguns dos países mais desenvolvidos, propiciará melhor qualidade e desempenho do patrimônio construído e melhor retorno do capital investido.
 

Welcome future!!!

Paulo Oliveira
 
Contato: paulo.oliveira@arataumodular.com

Resposta

  1. Artigos sempre esclarecedores e muito bem explicados, alem do que, o tema é atual e torço para que incentive o sistema construtivo, ja comprovadamente eficaz e que torna as obras mais limpas, mais economicas e mais rapidas.
    Parabens!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.