Negócios

Ter plantas traz felicidade

plantas

Uma grande mudança por conta da pandemia, foi o número de pessoas que passaram a cultivar plantas em suas casas. Esta válvula de escape para o estresse e ansiedade já é bem comum nos países europeus e vem ganhando mais usuários no Brasil. E uma pesquisa no Reino Unido veio confirmar o que a gente já sabia: Ter plantas em casa te deixa mais feliz.

A biofilia é responsável por este aumento no consumo de produtos para jardinagens pode ser visto não só em sites e lojas especializadas, como também na procura por cursos para cuidar das plantas e serviços de assinatura de plantas.

Para entender melhor este movimento, o site inglês The Joy of Plants realizou uma pesquisa para compreender o comportamento das pessoas com relação as plantas.

Para 60% dos entrevistados a companhia das espécies faz com que eles sintam uma maior felicidade dentro do próprio lar. Além disso, mais da metade disse se sentir mais produtivo por estar cercado de plantas.

No caso não importa se estamos falando de uma horta, de suculentas ou de orquídeas, a biofilia entrou na nossa vida de fato, mais de dois terços dos participantes do estudo afirmaram que as plantas também têm a capacidade de ajudar na saúde mental.

Para James Wong, botânico e paisagista à frente da pesquisa, isso acontece porque a cor verde das plantas ajuda a reduzir os níveis de estresse.

Além disso, em entrevista ao jornal The Sun, o especialista também disse acreditar que ter algo vivo para cuidar funciona como um exercício de atenção, ajudando na concentração e aliviando sintomas como tensão e ansiedade.

plantas
Crédito: Divulgação

Como é tradicional, para as plantas também existem os pais superprotetores e que tem um perfil ainda mais dedicado no cuidado diário com suas espécies em casa.

De acordo com a pesquisa, 23% dos pais ou mães de plantas chegam até a conversar com elas diariamente, enquanto 20% colocam músicas para as flores e folhas crescerem em um ambiente ainda mais saudável.

Tanto que este ano Spotify viu sua playlist “Music for Plants” crescer 1.400% em um ano e o Brasil é um dos que mais tem ouvintes neste segmento.

E aí? Já escolheu a playlist do seu jardim?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.