A Feira Internacional da Construção Civil (FEICON), promovida pela RX, reafirma seu papel estratégico no setor ao reunir visitantes de 85 países, movimentar negócios e apresentar inovações nos oito pavilhões do São Paulo Expo. Nesta 30ª edição, o evento se consolidou como o principal hub de negócios, inovação e conteúdo técnico da cadeia da construção, alcançando números recordes.
Durante quatro dias, os pavilhões do São Paulo Expo foram palco de lançamentos e soluções tecnológicas, atraindo mais de 100 mil visitantes de cinco continentes, entre eles China, Argentina, México, EUA, Itália, Austrália e Moçambique. Com mais de mil marcas expositoras distribuídas em uma área total de 100 mil m², a FEICON se destacou por seu ambiente vibrante e dinâmico.
A equipe do Rota C3, responsável por proporcionar experiências exclusivas em grandes eventos do setor, percorreu a feira em busca de inovações. Comandadas por Louize Raposo, as entrevistas foram realizadas nos estandes dos principais parceiros do Clube, entre eles Ibratin, Isoeste, LGMAIS, Penetron, Soprema e Tramontina. Já a Oterprem, apesar de não ter espaço próprio no local, forneceu todo o piso intertravado de concreto da destacada Casa Cerâmica. De um modo geral, o objetivo foi captar um pouco das novidades levadas ao evento, oferecendo um olhar aprofundado sobre as tendências que estão moldando o futuro da construção civil.
Conteúdo especializado
Além de ser um palco de inovações, a edição deste ano contou com mais de 200 horas de conteúdo técnico e especializado, incluindo a estreia da Conferência Internacional da Construção e Arquitetura (Feiconference), que teve patrocínio máster de outro parceiro do Clube, o Grupo ASSA ABLOY. Essa nova iniciativa reforça o compromisso do evento em fomentar o conhecimento e a troca de experiências entre profissionais da área.
Talento e criatividade alavancando inovação no setor da construção foram destaque também na programação do Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC), realizado em paralelo à exposição. Um dos destaques foi o painel “Construção Modular: Um Caminho para o Futuro da Construção e a Relevância da Jornada do Cliente”, apresentado pelo engenheiro Paulo Oliveira, CEO da ARATAU e presidente do conselho do C3 – O Clube da Construção. Ele conquistou o primeiro lugar na modalidade Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado, da 25ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, entregue em novembro de 2024.
Entre os cases que tiveram o uso de materiais inovadores, maquetes virtuais e plataformas sustentáveis, Oliveira, que também é sócio da VRCX Virtual Reality Customer Experience, enfatizou o quanto a realidade virtual está transformando o mercado imobiliário. “A maquete virtual tem se provado consistente o suficiente para ser uma ferramenta de vendas eficaz. Com ela, é possível configurar e personalizar o produto de acordo com o desejo do cliente”, disse. “Ela tornou a jornada do cliente muito mais disruptiva. Chegamos ao requinte de demonstrar até a textura dos tecidos para os móveis”.
Além da apresentação de case, como representante do C3, Paulo Oliveira ainda participou de um workshop sobre o Projeto Construção2030, da CBIC e com apoio do SENAI. Nele, o tema apresentado pelo engenheiro foi “Adoção e Desenvolvimento de Plataformas de Produto na Construção: Rumo à Construção Modular e Off-Site”.