Conexões

ASSISTA NA ÍNTEGRA: Projetos inteligentes, edificações eficazes: alta produtividade na instalação de forros em drywall e acústicos

drywall
Projetos inteligentes, edificações eficazes: alta produtividade na instalação de forros em drywall e acústicos são acessíveis, assistindo na íntegra.
Dia 19/05 às 17:00/ O setor de AEC vem passando por importantes transformações ao longo das últimas décadas. A digitalização da construção e a Indústria 4.0 têm imposto a necessidade de imprimir um aumento expressivo da produtividade ao longo do processo construtivo. O sistema de forro de drywall (chapa de gesso acartonado) é utilizado para dar acabamento na estrutura superior interna do projeto. Além de ocultar redes e dutos, também é capaz de atender exigências de desempenho acústico. Pode ser instalado em qualquer edificação, pois é fornecido em diversas configurações. A aplicação versátil, em contrapartida, requer mão de obra especializada, já que cada sistema possui propriedades e características únicas.

A aplicação versátil, em contrapartida, requer mão de obra especializada – já que cada sistema possui propriedades e características únicas. “Se um dos processos não for executado em conformidade ou se um dos produtos for instalado de modo incorreto, pode-se comprometer todo o sistema”, avisa Marcelo Pedrosa, coordenador técnico da Gypsum Drywall e membro do Comitê Técnico da Associação Brasileira do Drywall.

Geralmente, o forro de drywall é fixado à cobertura ou a uma estrutura intermediária por meio de arames – de forma que, por baixo, fique visível somente o plano liso.

FIXOS E REMOVÍVEIS

Existem dois sistemas para forros de drywall. O fixo – utilizado em obras como shoppings e salões –, possui textura lisa e pode ser plano ou desnivelado. “É modelado com partes mais altas, mais baixas e fechamentos verticais”, descreve o químico e mestre em habitação Carlos De Luca, gerente técnico da Associação Brasileira do Drywall.

O outro modelo, que é o forro removível, costuma ter a estrutura aparente, sendo ideal para ocultação de redes e dutos. “O forro removível pode ser facilmente levantado para manutenções periódicas”, explica De Luca.

A especificação do sistema deve considerar uma série de fatores, como o tipo da construção – residencial, comercial ou industrial -e as características particulares do local da obra, como, por exemplo, o tráfego intenso de veículos nas proximidades.

EFICIÊNCIA ACÚSTICA

O forro de drywall também oferece diversas configurações para projetos que precisam atender desempenhos acústicos. É possível utilizar chapas perfuradas para absorção acústica; chapas duplas para isolamento acústico ou combinar o forro com camadas de lãs minerais ou de vidro.

Com essas opções, porém, a especificação para escolha certa deve ser mais precisa e rigorosa. “É preciso saber identificar qual é realmente a necessidade ou o desempenho esperado do sistema”, adverte Pedrosa. “Torna-se necessário ter conhecimento e critério no momento da especificação”, finaliza.

CUIDADOS GARANTEM DURABILIDADE

“Muita gente pensa que, depois de algum tempo, o drywall começa a se desfazer”, conta De Luca. “Mas o material não tem prazo de validade”, afirma. O gesso, matéria-prima do produto, é obtido a partir de um processo de moagem e calcinação do minério de gipsita. Após a cristalização, vira uma espécie de pedra que resiste a tremores, vibrações e choques.

 Este aumento de produtividade é importante não somente para aproximar os índices de produtividade da construção aos dos setores mais modernos da indústria, como também para permitir o atendimento ao crescente aumento da demanda de infraestrutura habitacional, social, de saúde, educação e transporte, sobretudo, nos grandes centros urbanos.

Mediador

Paulo Oliveira

Paulo Oliveira

CEO da Aratau Construção Modular

Com este objetivo, o CONEXÕES LIVE – PROJETOS INTELIGENTES, EDIFICAÇÕES EFICAZES, traz o tema “ALTA PRODUTIVIDADE NA INSTALAÇÃO DE FORROS DRYWALL E ACÚSTICOS”, para apresentar e discutir o estado da arte dos produtos e processos de instalação de forros e painéis acústicos, com o objetivo de acelerar o processo construtivo, reduzir o desperdício, bem como a quantidade de mão de obra empregada nestas atividades.

Conheça os painelistas

drywall
Rodrigo de Boni
drywall
Clarissa Bivar Correia
drywall
Philippe Machado
drywall
José Augusto Nepomuceno

Não perca a oportunidade de se aprofundar neste tema e discutir com especialistas as ações e preocupações para garantir a alta produtividade na instalação de forros de alto desempenho.


ASSISTA NA ÍNTEGRA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.