Portal Saneamento Básico

Profissional: verifique a baixa pressão d’água do chuveiro

A compressão da água é a força com a qual a água sai quando abrimos a torneira ou registro.

Em tempos de isolamento social cresceu o número de pequenas reformas ou reparos em casas e empresas. Fazer reformas exige um preparo e conhecimento técnico, porém nem todos possuem o conhecimento da parte hidráulica, tubulações, registros e outras coisas que envolvem a parte de água da casa.

Um problema recorrente em várias residências é a falta de pressão de água no chuveiro. Em casos mais extremos pode chegar a queimar chuveiros elétricos e aquecedores de água.

Em muitas situações a falta de atenção em certos detalhes prejudica a hidráulica do cliente e lesa a imagem do profissional.

Pode ser um problema com o abastecimento de água da região, nestes casos é necessário aumentar a pressão da água no chuveiro.

Entretanto independente dos sinais visíveis existe um bem aparente: a diminuição ou vazão fraca da água. Isto pode estar relacionado com redutor, canos de poucas polegadas, idade das tubulações e, também, o que costuma ser o mais comum, instalação hidráulica inadequada do pedreiro.

Outro fator que pode favorecer a pouca pressão de água é devido a instalação incorreta da caixa de água e viver em bairros mais elevados e afastados, ou nos andares mais altos de um edifício onde a pressão da água não pode atingir tão fortemente as tubulações do chuveiro.

Na verdade, o problema em questão nada tem a ver com a pressão. O que determina a pressão de entrada de água é a altura do reservatório (caixa d’água).

Sendo assim, a pressão é idêntica em todos os tubos. O que determina a vazão de água, então, é o tamanho da bitola (diâmetro) dos tubos, que é o problema.

Créditos: Divulgação.

O baixo fluxo de água saindo das torneiras e chuveiros pode estar ocorrendo por outros motivos. Portanto existem alguns passos que o profissional especializado deve estar atento:

* Verifique se todos os registros estão abertos o suficiente para dar vazão às torneiras e chuveiros;

* Limpar o chuveiro ou a torneira:  parece uma dica um pouco simples, mas acredite, faz o maior sentido, muitas vezes, o fato do chuveiro estar com pouca pressão é que algo dentro do aparelho está dificultando a saída da água;

* A torneira pode estar entupida por sedimentos e partículas que podem bloquear a passagem de água. Para saber se é isto mesmo, desatarraxe a torneira e faça uma limpeza no cartucho (peça cilíndrica). É importante verificar se a torneira instalada é de baixo ou alto fluxo;

* Embora o sistema hidráulico seja projetado para que sempre contenha água dentro das tubulações, às vezes ocorre a falta de água dentro delas e consequentemente entram bolhas de ar dentro dos tubos que vêm da caixa d’água. As bolhas de ar funcionam como uma barreira na passagem de água até as torneiras, descargas e chuveiros. Este problema é muito comum em áreas em que a falta d’água é frequente e também é comum acontecer depois das limpezas periódicas da caixa d’água.

Alternativas

Créditos: Divulgação.

Uma das dicas é acionar primeiro a descarga, depois abrir todas as torneiras da casa e por último os chuveiros. Mas lembre-se sempre de desligar os chuveiros, pois se o ar sair por um deles pode vir a queimá-lo.

Em muitos casos é altamente recomendada a instalação de um tubo de ventilação (ventilação de coluna) que, ligado à caixa d’água, expulsa automaticamente as bolhas e melhora o desempenho final das peças.

Se o problema está ocorrendo em uma parte específica verifique se está ocorrendo algum vazamento.

O bom profissional sabe que precisa trabalhar com várias etapas e processos para que o resultado final do seu trabalho seja satisfatório. Para que tudo saia exatamente como o planejado, é preciso ser um profissional de hidráulica competente e que saiba exatamente o que está fazendo e identificar o que precisa ser feito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.