Negócios

Portobello – Conheça as vantagens de investir em lastras

Os primeiros porcelanatos apareceram na Europa, criados por países como Espanha e Itália. Aliás, foi na Itália que surgiu uma tendência que ganha espaço no Brasil: grandes porcelanatos de superfícies contínuas, também conhecidos como lastras.

Desembarcando no país em 2013, ano em que a Portobello lançou placas de 3 m x 1 m, as lastras chegaram quebrando padrões e expandindo ideias e possibilidades na arquitetura. Entretanto, você sabe onde essas superfícies de grandes formatos podem ser utilizadas e quais são as vantagens delas?

Foi pensando em contar tudo o que você precisa saber sobre as lastras que desenvolvemos o artigo de hoje. Continue a leitura e confira agora mesmo.

 

 

Características das lastras

 


As superfícies contínuas de Quartzites Atlantico, nova linha da Portobello. Créditos: Acervo Portobello.

 

O processo de fabricação é o que define o porcelanato. Formado por um composto cerâmico e outros minerais, o material é prensado e queimado a mais de 1200 °C, criando resistência superior a outros tipos de revestimentos.

 

O que diferencia porcelanatos de grandes formatos e lastras é o tamanho. Pode considerar grandes formatos produtos de 90×90 até 80×160, ou 120×120. Já as lastras medem acima de 120×240.

As lastras permitem uma visão à frente na arquitetura. O motivo é a possibilidade de replicar a beleza de diferentes tipos de materiais, como madeira, pedra, cimento concreto e metal, assim como os modelos de porcelanato tradicionais.

Após sua chegada no Brasil, as superfícies contínuas causaram transformações, principalmente na área arquitetônica, que se viu sujeita a se adaptar aos novos tamanhos de revestimentos. Seja para ambientes residenciais ou comerciais, eles apresentam vantagens que atraem a atenção de muitos profissionais e clientes.

Por exemplo, as lastras oferecem maior dinamismo de paginação, atuando como elementos construtivos visualmente integrados aos detalhes arquitetônicos, o que valoriza mesas, portas e bancadas, painéis de parede, dando assim mais liberdade e criatividade na aplicação.

Tornando-se tendência definitiva em projetos de arquitetura e interiores, as lastras tiveram um grande crescimento no mercado brasileiro nos últimos anos.

 

 

 

Usos das lastras

 

Lastras da coleção Unlimited para para multiusos, multissuperfícies. Créditos: Acervo Portobello.

 

 

As lastras criam um efeito de amplitude no ambiente, já que demandam poucas linhas de rejunte, criando espaços contemporâneos e minimalistas.

Essas peças podem ser aplicadas em diversos locais, como dormitórios, cozinhas, salas, banheiros, terraços e áreas comerciais. Entretanto, de acordo com os diferentes tipos disponíveis no mercado, existem algumas recomendações que devem ser seguidas:

* porcelanato externo: é indicado para pátios, decks, garagens, piscinas e outros ambientes que tenham constante contato com a água;

* porcelanato natural: é bastante resistente e pouco escorregadio. Por esse motivo, pode ser usado em banheiros, sacadas, áreas de serviços e em espaços internos;

* porcelanato polido: para lastras com superfície lisa, que recebem uma camada de polimento e proteção, deve-se priorizar o uso em áreas secas, como quartos, salas e lavabos, pois elas podem se tornar um pouco escorregadias.

Outra forma de utilizar as lastras é criando produtos personalizados. Sua alta resistência a manchas e riscos permite o uso como revestimento mobiliário, bancadas de cozinhas e banheiros, detalhes como painéis para TV, cabeceiras de cama e até mesmo mesas.

No entanto, as lastras apresentam outra forma inovadora e sustentável de ser utilizada: em fachadas ventiladas.

Amenizando a passagem de calor no verão e mantendo o calor interno no inverno, os porcelanatos de grandes formatos podem economizar até 20% de energia elétrica, pois diminuem o uso de ar-condicionado e proporcionam conforto térmico.

 

 

Vantagens das lastras

 

 

Quartzites Mont Blanc 120×120 e 120×270 para revestir todo o banheiro. Créditos: Acervo Portobello.

 

 

Beleza e funcionalidade são duas das principais vantagens da utilização de lastras. Elas evitam os desgastes e as sujidades associados ao rejunte, melhorando a assepsia do local onde são instaladas.

 

Com placas maiores, sem eflorescência e rejuntes manchados, a superfície perfeitamente alinhada ressalta aos olhos, criando sensação de amplitude, sofisticação e elegância, o que se reflete na valorização do imóvel. Além de pisos, paredes e fachadas ventiladas, o porcelanato de superfície contínua pode ser usado como móvel. A reprodução de materiais naturais nas peças garante vantagens a mais, promovendo a tão desejada sensação de bem-estar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.