Negócios

Portobello – Conheça as vantagens de investir em lastras

Portobello

Os primeiros porcelanatos apareceram na Europa, criados por países como Espanha e Itália. Aliás, foi na Itália que surgiu uma tendência que ganha espaço no Brasil: grandes porcelanatos de superfícies contínuas, também conhecidos como lastras. Desembarcando no país em 2013, ano em que a Portobello lançou placas de 3 m x 1 m, as lastras chegaram quebrando padrões e expandindo ideias e possibilidades na arquitetura. Entretanto, você sabe onde essas superfícies de grandes formatos podem ser utilizadas e quais são as vantagens delas?

Foi pensando em contar tudo o que você precisa saber sobre as lastras que desenvolvemos o artigo de hoje. Continue a leitura e confira agora mesmo.

Portobello
Crédito: Divulgação/Acervo Portobello

Características das lastras 

As superfícies contínuas de Quartzites Atlantico, nova linha da Portobello. O processo de fabricação é o que define o porcelanato. Formado por um composto cerâmico e outros minerais, o material é prensado e queimado a mais de 1200 °C, criando resistência superior a outros tipos de revestimentos.

O que diferencia porcelanatos de grandes formatos e lastras é o tamanho. Pode considerar grandes formatos produtos de 90×90 até 80×160, ou 120×120. Já as lastras medem acima de 120×240.

As lastras permitem uma visão à frente na arquitetura. O motivo é a possibilidade de replicar a beleza de diferentes tipos de materiais, como madeira, pedra, cimento concreto e metal, assim como os modelos de porcelanato tradicionais.

Após sua chegada no Brasil, as superfícies contínuas causaram transformações, principalmente na área arquitetônica, que se viu sujeita a se adaptar aos novos tamanhos de revestimentos. Seja para ambientes residenciais ou comerciais, eles apresentam vantagens que atraem a atenção de muitos profissionais e clientes.

Por exemplo, as lastras oferecem maior dinamismo de paginação, atuando como elementos construtivos visualmente integrados aos detalhes arquitetônicos, o que valoriza mesas, portas e bancadas, painéis de parede, dando assim mais liberdade e criatividade na aplicação.

Tornando-se tendência definitiva em projetos de arquitetura e interiores, as lastras tiveram um grande crescimento no mercado brasileiro nos últimos anos.

Portobello
Crédito: Divulgação/Acervo Portobello

Usos das lastras 

Lastras da coleção Unlimited para para multiusos, multissuperfícies. As lastras criam um efeito de amplitude no ambiente, já que demandam poucas linhas de rejunte, criando espaços contemporâneos e minimalistas.

Essas peças podem ser aplicadas em diversos locais, como dormitórios, cozinhas, salas, banheiros, terraços e áreas comerciais. Entretanto, de acordo com os diferentes tipos disponíveis no mercado, existem algumas recomendações que devem ser seguidas:

* porcelanato externo: é indicado para pátios, decks, garagens, piscinas e outros ambientes que tenham constante contato com a água;

* porcelanato natural: é bastante resistente e pouco escorregadio. Por esse motivo, pode ser usado em banheiros, sacadas, áreas de serviços e em espaços internos;

* porcelanato polido: para lastras com superfície lisa, que recebem uma camada de polimento e proteção, deve-se priorizar o uso em áreas secas, como quartos, salas e lavabos, pois elas podem se tornar um pouco escorregadias.

Outra forma de utilizar as lastras é criando produtos personalizados. Sua alta resistência a manchas e riscos permite o uso como revestimento mobiliário, bancadas de cozinhas e banheiros, detalhes como painéis para TV, cabeceiras de cama e até mesmo mesas.

No entanto, as lastras apresentam outra forma inovadora e sustentável de ser utilizada: em fachadas ventiladas.

Amenizando a passagem de calor no verão e mantendo o calor interno no inverno, os porcelanatos de grandes formatos podem economizar até 20% de energia elétrica, pois diminuem o uso de ar-condicionado e proporcionam conforto térmico.

Portobello
Crédito: Divulgação/Acervo Portobello

Vantagens das lastras 

Quartzites Mont Blanc 120×120 e 120×270 para revestir todo o banheiro. Beleza e funcionalidade são duas das principais vantagens da utilização de lastras. Elas evitam os desgastes e as sujidades associados ao rejunte, melhorando a assepsia do local onde são instaladas.

Com placas maiores, sem eflorescência e rejuntes manchados, a superfície perfeitamente alinhada ressalta aos olhos, criando sensação de amplitude, sofisticação e elegância, o que se reflete na valorização do imóvel. Além de pisos, paredes e fachadas ventiladas, o porcelanato de superfície contínua pode ser usado como móvel. A reprodução de materiais naturais nas peças garante vantagens a mais, promovendo a tão desejada sensação de bem-estar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.