Mercado

NOVO LEILÃO DA CEDAE

leilão

O mercado do Saneamento básico continua aquecido e mais um novo leilão vem por aí. O Governo do Rio de Janeiro e o BNDES divulgaram na tarde de ontem um novo edital para a concessão do lote 3 do leilão da CEDAE que não teve interessados quando da primeira oferta no leilão de abril. A nova data acertada será no dia 29 de dezembro na B3.

Diferente da primeira oferta  e para aumentar o número de interessados algumas mudanças foram realizadas como a redução do lance mínimo para de R$ 1,16 bilhão, menos da metade do pretendido na fase de consulta pública (R$ 2,5 bi).

Além disso houve a inclusão de novos munícipios, saindo de 06 para 20 munícipios além de uma parte da capital e com previsão de população atendida para 2,7 milhões de usuários. Vale destacara que estes municípios estão com operações financeiramente deficitárias e por isso foram incluídas no bloco ofertado.

O vencedor do certame terá que investir 4,7 bilhões de reais para universalizar os serviços de distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto ao longo de 35 anos de contrato.

No Governo a expectativa é de arrecadar 4 bilhões nesta oportunidade, já que no leilão de abril houve um ágio superior aos 10 bilhões de reais.

Este novo lote concentra as seguintes cidades:  Bom Jardim ,Bom Jesus do Itabapoana, Carapebus, Carmo, Itaguaí, Itatiaia, Macuco, Natividade, Paracambi, Pinheiral, Piraí, Rio Claro, Rio das Ostras, região oeste do Rio de Janeiro, São Fidélis, São José de Ubá, Sapucaia, Seropédica, Sumidouro, Trajano de Moraes e Vassouras.

O mercado também aguarda a privatização da CORSAN ( Companhia Rio Grandense de Saneamento) que já teve aprovação da assembleia do Estado e se dará por meio da oferta de ações.

O BNDES será assessor direto do acionista controlador, acompanhando todas as etapas necessárias para a execução do processo de oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) e apoiando as tomadas de decisão.

O primeiro serviço prestado pelo banco deve ser o de fornecer metodologia e critérios técnicos para seleção das instituições financeiras que coordenarão o IPO. 

Estima-se que a oferta aconteça em Março de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.