(Imagem ilustrativa)
O vidro incolor mais claro tem se destacado como uma solução elegante e sofisticada em projetos arquitetônicos e de design de interiores. Esse tipo de material oferece transparência superior e neutralidade estética não alcançada com o vidro comum. Tais características são particularmente importantes em aplicações onde a nitidez e a fidelidade das cores são essenciais.
A principal diferença entre o vidro incolor mais claro e o vidro float padrão é a quantidade de óxido de ferro presente em sua composição. Esta concentração maior, por sua vez, deixa a tonalidade do material esverdeada.
Em termos de aplicação, a versão incolor mais clara é amplamente utilizada em projetos que demandam mais neutralidade, visto que não interfere no resultado do projeto. “É ideal para uso em guarda-corpos de vidro, que combinam função estrutural e de segurança. Além disso, a serigrafia e a impressão digital em vidros estão se tornando cada vez mais populares, e a neutralidade do vidro incolor mais claro ajuda a realçar as cores e os desenhos, proporcionando um impacto visual mais vívido”, explica Kristina Wu, gerente técnica comercial da Guardian Glass no Brasil.
Transmissão de luz superior
Além de contribuir com a estética e o design de uma edificação, o vidro incolor mais claro melhora não só a visibilidade e a entrada de luz natural nos ambientes, como promove uma sensação de continuidade e integração entre os espaços. Atualmente, em boa parte dos projetos arquitetônicos, a conexão entre as áreas interna e externa, é cada vez mais valorizada, por isso o vidro claro se tornou essencial, sobretudo em grandes vãos.
“O vidro incolor mais claro, a exemplo do SuperClear, da Guardian, tem menor quantidade de óxido de ferro, proporcionando tonalidade mais neutra (66% mais neutralidade que o vidro incolor comum) e transmissão de luz acima de 90%”, acrescenta Kristina Wu.
A manutenção e a limpeza do vidro incolor mais claro também não exigem cuidados especiais em comparação ao modelo comum. As práticas são as mesmas, fazendo com que a escolha pela versão de alta transparência não acarrete custos adicionais em longo prazo.
Além de grandes vãos, o vidro curvo e com formas orgânicas é outra tendência que está ganhando o mercado, e o vidro incolor mais claro se adapta perfeitamente a esse tipo de uso. “Com todas essas vantagens, o vidro com a máxima transparência tem sido a escolha preferencial para arquitetos e designers que buscam unir funcionalidade e estética de forma harmoniosa”, conclui Kristina.
Para mais informações acesse Guardian Glass Brasil