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Negócios

Uso do BIM em projetos de suportação modular e firestop

Uso do BIM em projetos de suportação modular e firestop

Imagem: Divulgação_Hilti

O BIM, acrônimo para Building Information Modelin, permite à construção civil trabalhar de forma estratégica com ênfase em planejamento e gestão. De acordo com a Hilti do Brasil, especializada em soluções de engenharia para a indústria e construção, para a suportação modular e firestop, a metodologia de modelagem digital é essencial, pois resulta em um projeto não só mais eficiente como também seguro.

A metodologia, que centraliza todas as informações do projeto em um ambiente 3D, permite uma integração completa entre as disciplinas envolvidas. Em linhas gerais, entre os benefícios estão a melhoria na visualização do projeto, precisão no planejamento e execução, controle de custos e, principalmente, redução de erros e retrabalhos em obra. 

Soluções Hilti integradas com o uso do BIM 

Uso do BIM em projetos de suportação modular e firestop

Imagem: Divulgação_Hilti

As soluções da Hilti para suportação modular são ainda mais eficientes quando desenvolvidas com o uso da metodologia BIM. Para entender melhor, esse tipo de solução permite que as fixações em concreto e aço sejam feitas de forma segura, pois oferece flexibilidade para suportar instalações de sistemas mecânicos, elétricos e hidráulicos. Além disso, os suportes multitrade possibilitam a integração de vários sistemas em uma única estrutura, otimizando espaço no canteiro de obras. 

Da mesma maneira, as soluções de firestop asseguram a selagem eficaz de aberturas em paredes de compartimentação e pisos, evitando a propagação de fogo e fumaça. Integradas ao BIM, proporcionam um planejamento detalhado que melhora a segurança geral do projeto.

BIM Competence Center 

Imagem: Divulgação_Hilti

A Hilti possui o BIM Competence Center, um centro de excelência, em Rotterdam, na Holanda, que define a atuação da metodologia na empresa. Oferece, por exemplo, suporte técnico especializado para as organizações regionais.

“Este centro ajuda a garantir as melhores práticas aos projetos internacionais, incluindo a ISO 19650, que estabelece normas de gerenciamento de informações ao longo do ciclo de vida de uma construção”, ressalta Lelis Espartel, BIM Project Manager, da Hilti do Brasil.  O uso dessas diretrizes garante maior organização e colaboração em todas as fases do projeto, contribuindo para um gerenciamento mais eficiente e transparente.

Serviços BIM da Hilti

Uso do BIM em projetos de suportação modular e firestop

Imagem: Divulgação_Hilti

 A companhia oferece uma variedade de serviços BIM que complementam e melhoram o desenvolvimento e a execução dos projetos, entre eles:

Otimização do design: aperfeiçoamento para garantir eficiência e compatibilidade entre os sistemas.

Pré-fabricação: componentes modulares podem ser pré-fabricados, reduzindo significativamente tempo e custos no canteiro de obras.

Logística avançada: planejamento de entregas just-in-time, o que evita o acúmulo de materiais no local.

Validação: inspeção e verificação das instalações para assegurar conformidade com o projeto.

Digital to field: transferência precisa dos dados do modelo BIM para o campo, garantindo uma execução fiel ao design.

Field to digital: coleta de informações do campo para atualizar o modelo digital e manter a precisão dos dados.

Framework para o início de projeto 

Uso do BIM em projetos de suportação modular e firestop

Imagem: Divulgação_Hilti

Lelis Espartel explica que o trabalho com a Hilti começa com a elaboração de um framework. A partir disso, o projeto é seccionado em subáreas e definida a abordagem estratégica com soluções conceituais para cada uma. “O framework é fundamental para garantir que as soluções propostas sejam otimizadas e adequadamente integradas ao modelo BIM, visando melhorar a eficiência e a precisão em todas as etapas do projeto, desde o design até a instalação e inspeção”.

Após a conclusão, é assinado um contrato de prestação de serviços, em que é detalhado o plano de gerenciamento de projeto. Ele inclui o escopo dos serviços a serem prestados pela empresa, como otimização de design, treinamento em campo e gerenciamento de mudanças.

Também define os principais contatos, cronograma, requisitos técnicos e procedimentos para a entrega e fechamento do projeto, assegurando a organização e clareza necessárias para uma execução eficiente e alinhada às expectativas do cliente.

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