Crédito: Divulgação
O retorno ao trabalho trouxe mais uma necessidade para as empresas e os escritórios de arquitetura, colocar alta tecnologia nos projetos corporativos, além da adaptação ao trabalho híbrido e a chegada de novas gerações ao mercado.
São ambientes para experiências digitais, salas hiper-conectadas para reuniões com times remotos, estúdios de TV web e cabines para demonstração de produtos e serviços, além de telas de LED e painéis interativos para compartilhar conteúdos e valores que elevem o engajamento dos colaboradores.
“A tecnologia é um elemento fundamental na concepção de qualquer escritório hoje em dia”
Sergio Athié, sócio da Athié Wohnrath —Arquitetura e Construtora (AW)
Segundo ele, o pedido mais recorrente dos clientes é a melhoria da infraestrutura de equipamentos para potencializar o nível de interação entre as pessoas nas reuniões híbridas. “Na rotina atual, nem todos os funcionários estão presentes fisicamente. As salas de reunião precisam ter telas mais amplas e som de alta qualidade para tornar o ambiente mais inclusivo para quem está distante”, explica.
Outro recurso novo muito procurado pelos clientes da construtora é o sistema eletrônico de agendamento de uso dos espaços, que permite reservar salas e dimensionar a duração exata de reuniões e atividades.
“Os encontros têm hora para começar e terminar, o que traz para o mundo real a pontualidade que aprendemos a ter na pandemia. Além disso, permite organizar melhor o fluxo de pessoas no escritório e evitar reuniões improvisadas”, afirma Athié.
Estúdios de TV web profissionais também são uma demanda nova para os offices. Segundo Moema Wertheimer, da MW Arquitetura, esse tipo de espaço tem sido cada vez mais demandado e é essencial para a geração de conteúdo
Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link e difusão de conhecimento e da cultura organizacional, por meio de lives, podcasts e treinamentos a distância. “Os estúdios são prioridade para multinacionais e empresas com unidades espalhadas pelo Brasil”, explica.
MAIS ENGAJAMENTO
Na nova sede da auditoria e consultoria PwC Brasil, com projeto assinado pela AW em São Paulo, a tecnologia tem ajudado no engajamento dos colaboradores. Em pesquisa de satisfação realizada em abril, a abordagem tecnológica do escritório foi apontada como altamente relevante para 86% dos funcionários — 11 pontos percentuais acima do levantamento anterior.
Na Zona Sul da capital paulista, o novo office da Serasa Experian recebe visitantes e colaboradores em um túnel de LED com projeção frenética de imagens: de mensagens de boas-vindas a campanhas de mobilização interna.
“Incentivamos as pessoas a absorver os conteúdos e interagir, tirar fotos para postar no Instagram pessoal e propagar nossos valores”, conta a gerente de Facilities, Aline Navarrete. A companhia investiu R$ 25 milhões nos seis andares do novo escritório, também projetado pela AW.
“O objetivo é gerar um sentimento de pertencimento por meio da imersão tecnológica na cultura da empresa, inclusive naqueles que estão se candidatando a uma vaga”, afirma.
Fonte: Valor