A Soprema, líder mundial em impermeabilização, sabe que estacionamentos são sempre espaços valorizados tanto em empreendimentos residenciais quanto comerciais por conta de questões como a conveniência, segurança, entre outras.
E independentemente do tipo de edificação, vale destacar a importância da escolha da impermeabilização adequada para tipo de área.
Para atender as necessidades de um estacionamento, o sistema de impermeabilização necessita ser capaz de suportar e atender diversos quesitos técnicos, entre eles flexibilidade e resistência, principalmente devido a maioria das obras de estacionamentos serem expostas as estruturas sofrem com as variações térmicas.
Considerando os sistemas mais comuns, para garantir a eficiência serão necessárias várias etapas, como, por exemplo, além da camada impermeabilizante, a camada amortecedora de modo a absorver as movimentações e atritos provocado pelo trânsito de veículos e frenagem.
Bem como a proteção mecânica armada (com espessura variável conforme o tipo de tráfego, veículos leves ou pesados) para proteger o sistema impermeabilizante.
Estas camadas exigirão um acréscimo de elevação (cotas mais altas) que devem ser previstas desde a fase de projeto, além do acréscimo de carga na estrutura.
Caso não possua cota suficiente, uma alternativa excelente é o sistema de poliuretano trafegável ALSAN PUR TRAFIK, pois, atende os requisitos de resistência aos raios U.V e intempéries, alta resistência a tráfego e baixa espessura que proporciona impermeabilização sem sobrecargas a estrutura e não requer proteção mecânica.
Segundo Anderson Oliveira, gerente técnico da Soprema, “a adoção deste sistema apresenta grandes vantagens, dentre elas o fato de não ser necessária uma proteção mecânica, tornando assim a estrutura mais leve.”
Comparando com o sistema convencional (impermeabilizante e proteção mecânica) o sistema TRafik dispensa a proteção mecânica e agrega estética. Ao eliminar a proteção mecânica de concreto armado em um estacionamento (5 cm de espessura) a redução de peso na estrutura está na casa de 125kg/m², ou seja, em uma laje com 100m² haverá uma redução de peso de 12,5 Ton. Com isto ocorre uma economia de concreto, de peso e também um ganho de produtividade, por conta da maior agilidade na obra.
ALSAN PUR TRAFIK é um sistema impermeabilizante a base de poliuretanos modificados, sendo formado por camadas, contendo a camada inicial do primer ALSAN PRIMER EPÓXI com a finalidade de preparar o substrato, a camada base impermeabilizante monocomponente ALSAN PUR 744 e o top coat monocomponente ALSAN PUR 904 que oferece acabamento e proteção.
O sistema é de fácil aplicação por conter camadas monocomponentes e utilizar ferramentas simples (aplicado a frio).
Outra vantagem do sistema ALSAN PUR TRAFIK é que como pode ficar exposto possibilita manutenções pontuais facilitadas, diferente de outros sistemas que precisaria remover a proteção mecânica e acabar comprometendo toda a impermeabilização.
O sistema é disponibilizado na cor cinza, podendo receber pinturas de demarcações do estacionamento.
Você pode conhecer esta e outras soluções da Soprema na Feicon, que acontece no São Paulo Expo entre os dias 11 e 14 de abril.