Impossível falar de uma obra e não pensarmos no sistema piso. Além da função estética, o piso tem função acústica, de retenção de calor entre outras tão importantes quanto à primeira citada. A escolha do revestimento é o ponto final de uma série de decisões que devem ser tomadas antes mesmo da compra do mesmo.
O primeiro ponto é entender que o piso ou parede é formado por um sistema composto por 05 etapas. E cada uma com sua especificidade:
- Laje– o primeiro passo para construção do piso. Fazer uma laje requer a escolha de bons materiais, assim como uma boa concretagem e também o uso correto de impermeabilizantes que garantem a durabilidade da obra.
- Contrapiso– segunda camada do processo, precisa estar uniforme a fim de evitar retrabalho, gerando custos tanto de material como de tempo de obra. Quanto melhor estiver o contrapiso mais fácil o trabalho de revestimento.
- Argamassa colante – escolher o produto certo para o revestimento é fundamental para o bom resultado da obra.
- Piso – o mercado possui diversas opções: cerâmica, porcelanato, vinílico, laminado, pedras, entre outros. A escolha correta deve levar em conta pontos como a área a ser utilizado, o nível de tráfego e até mesmo questões como acessibilidade. Tudo isso deve ser avaliado no momento do planejamento da obra.
- Argamassa de rejunte – O rejunte utilizado em pisos cerâmicos tem o objetivo inicial de vedar o revestimento e, desta maneira, evitar fissuras e infiltrações. Além disso ele é utilizado para compensar as pequenas diferenças de tamanho entre as placas, fazendo com que o rejuntamento facilite o alinhamento entre elas.
Definitivamente um bom planejamento é fundamental para que cada etapa seja cumprida de forma a assegurar não só a beleza, mas a segurança e a usabilidade do piso.
Quer entender um pouco mais sobre o Sistema Piso? Faça sua inscrição para o próximo Conexões Live e veja como os profissionais do mercado estão atuando de forma a garantir o cumprimento da ABNT NBR14917:2017.