Imagem: Divulgação_SH
A expansão da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São Pedro da Aldeia, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, avança rapidamente. As obras de melhoria, sob concessão da Prolagos, estão sendo realizadas pela SH em parceria com a Carioca Engenharia. Após as intervenções estima-se que a unidade situada no balneário tenha um aumento de capacidade de tratamento de 20%, o que significa elevação de 150 para 180 litros por segundo, somente na primeira das duas fases previstas.
De acordo com a SH, por se tratar de construção de grande porte, diversos desafios logísticos e estruturais foram enfrentados pelas empresas envolvidas; superados, porém, com planejamento e colaboração. O primeiro passo foi desenvolver um cronograma de trabalho detalhado, o que garantiu a disponibilidade dos equipamentos necessários no momento certo de sua utilização.
Imagem: Divulgação_SH
O objetivo da reestruturação da ETE foi aumentar a capacidade de atendimento ao município, que apresentou crescimento populacional nos últimos anos. Para tanto, estão sendo executadas estruturas responsáveis por remover as partículas sólidas em suspensão presentes no esgoto. Além disso, existe uma unidade de adensamento, equipamento capaz de reduzir o lodo gerado pelo tratamento; um tanque biológico, empregado na degradação de matéria orgânica por meio de bactérias aeróbicas; um canal de desinfecção ultravioleta, entre outros.
Para se ter ideia dos desafios da SH na ampliação da ETE, somente a parte destinada ao sistema biológico tem pé-direito de 8,80 metros, sem contar o decantador raiado e circular. Ao todo, são mais de 200 toneladas de equipamentos distribuídos entre escoramentos e sistemas de acesso, em que a empresa utilizou aproximadamente 2 mil metros quadrados de formas Concreform SH ®, reforçando sua capacidade técnica e logística de atendimento.
Tecnologia e assistência técnica
O acompanhamento técnico, logístico e de projeto foram indispensáveis ao progresso da ampliação da ETE, a partir de reuniões e visitas semanais in loco, segundo a SH. Além disso, entre as soluções sugeridas pela empresa, destaque para o SH Digital, que possibilitou o acompanhamento detalhado de todo o material existente desde a alocação até a chegada e saída dos equipamentos. Vale ressaltar que esta abordagem coordenada facilitou não só o fluxo contínuo de materiais na obra, como contribuiu para a eficiência do projeto. Entre as soluções oferecidas pela empresa, destacam-se:
Imagem: Divulgação_SH
- Forma Tekko ® SH: com 8 centímetros de espessura, foi utilizada nos blocos e cintas das estruturas, assim como nas paredes do decantador.
- Forma Concreform SH ®: utilizada no sistema biológico, esse tipo forma proporcionou uma redução significativa nos furos da estrutura, diminuindo a necessidade de mão de obra e insumos para o tratamento dessas furações.
Além das novas estruturas em fase de construção, a unidade deve receber equipamentos de automação e telemetria, utilizados no monitoramento remoto e em tempo real de toda a operação pelo Centro de Controle Operacional (CCO), na sede da concessionária.
Para ver todos os detalhes da construção, acesse o link no YouTube e assista ao vídeo completo.
Sou Tecnico em Seguranca do Trabalho a mais de 7anos e quero fazer parte deste projeto.